Topo

Notícias


Vídeos no YouTube com crianças têm três vezes mais visualizações

Criança youtuber - Getty Images
Criança youtuber Imagem: Getty Images

Do TAB

Em São Paulo

26/07/2019 15h56

Uma pesquisa do centro Pew Research Center aponta que vídeos no YouTube com crianças menores de 13 anos têm três vezes mais visualizações do que vídeos sem crianças, mesmo que os menores não sejam o público-alvo dos canais.

O centro de pesquisa listou 43.770 canais na plataforma que existem desde o fim de 2018 com pelo menos 250 mil inscritos e analisou vídeos postados durante a primeira semana de janeiro de 2019. Ao todo, os vídeos pesquisados tiveram 14,2 bilhões de visualizações.

"O pequeno conjunto de vídeos que foram diretamente direcionados a um público jovem e também apresentavam uma criança com menos de 13 anos de idade foi mais popular do que qualquer outro tipo de conteúdo identificado nesta análise, medido pela contagem de visualizações", diz o relatório.

Outra categoria popular na plataforma são os vídeos relacionados a videogames. Segundo o estudo, 18% dos vídeos postados analisados eram sobre jogos.

Os pesquisadores atentam que a política do YouTube afirma que a plataforma não é recomendada para crianças de 13 anos. A empresa tem um serviço à parte voltado para crianças, o YouTube Kids.

Ao portal The Verge, um porta-voz do YouTube disse que a empresa não podia comentar a metodologia da pesquisa do Pew Research Center. "Geralmente no YouTube, as categorias de vídeo mais populares tendem a ser áreas como comédia, música, esportes e como fazer", afirmaram.

Mesmo assim, ser youtuber é um sonho comum entre as crianças hoje. Nos Estados Unidos, 30% das crianças entre oito e 12 anos gostariam de fazer sucesso no YouTube.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.

Mais Notícias