Topo

Economia criativa movimenta bilhões, mas recebeu ajuda paliativa na crise

Ju Moraes, cantora, compositora e criadora do Colaboraê - Divulgação
Ju Moraes, cantora, compositora e criadora do Colaboraê Imagem: Divulgação

Giacomo Vicenzo

Colaboração para o TAB

03/10/2020 04h01

Ju Morares, criadora do projeto Colaboraê, espaço cultural para artistas e músicos em Salvador, está vivendo de perto a crise econômica. Moraes foi a sétima entrevistada da terceira temporada do podcast "Fora da Curva", apresentado pela jornalista Monique Evelle.

Os oito episódios da nova temporada estarão disponíveis sempre às quintas-feiras.

Durante o bate-papo, ela explicou a ideia de criação do seu projeto, que consiste "em um espaço multiuso onde a gente tem estúdio, gastronomia (...) eventos, um lugar para encontros, para conexão, para encontrar os artistas" (ouça abaixo a partir de 11:00).

Ju começou a se interessar por economia colaborativa dentro da indústria criativa depois de seus trabalhos como cantora, mas percebeu que há pouquíssimas profissionais mulheres trabalhando nessa área na Bahia. "Hoje mesmo estou à procura de um masterizador. Queria que fosse uma mulher, pela sensibilidade, porque o trabalho é todo feminino e a gente foi buscando isso (...)", afirmou.

Monique lembrou que, apesar da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural, muitos profissionais ligados à área criativa — de operadores de câmera a tecelões — ficaram de fora. A apresentadora perguntou à Morares qual a importância dessa lei (ouça a partir de 17:03). A convidada lembrou que na gastronomia baiana, setor que faz parte da economia criativa e é berço da cultura local, houve 1 fechamento definitivo entre cada quatro restaurantes.

"O artista, o agente de cultura, o produtor, está em uma situação muito mais difícil. A gente não pode achar que drive-in e live vão resolver a situação do músico no Brasil", opinou (a partir de 18:13).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Fora da Curva, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.