Falta de frio no Canadá 'fecha' maior pista de patinação no gelo do mundo

Ottawa, capital do Canadá, domingo (25). Os termômetros marcam -15 °C e a sensação térmica chega a -20 °C, mas o que assusta a população local é... a falta de frio.
A temperatura do atual inverno canadense não foi baixa o bastante para garantir a abertura da maior e mais tradicional pista de patinação no gelo do mundo, situada na cidade. Permanece deserto o leito congelado do rio no Canal Rideau, que há décadas atraía nessa época do ano até 22 mil patinadores por dia.
"É muito triste e decepcionante, com certeza. Essa pista representa uma grande parte do inverno em Ottawa. Era muito bonito observar as pessoas patinando no canal com a vista para a arquitetura do século XIX da cidade", lamenta o empresário Gordon Martin.
Fato inédito
Por causa da instabilidade do gelo, a pista do Canal Rideau não será aberta pela primeira vez na história desde que ela foi inaugurada, em 1971.
"Este é mais um exemplo de como o clima está mudando no país", afirmou, a uma emissora de TV, o ministro do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas no Canadá, Steven Guilbeaut.
Para que o gelo fique sólido e a pista esteja segura o suficiente para suportar o peso de patinadores e equipamentos, é preciso que as temperaturas estejam entre -10 °C e -20 °C por um período de 10 a 14 dias no inverno.
Na sexta-feira (24), a Comissão Nacional Canadense (NCC) confirmou que os últimos testes mostraram que a superfície do gelo continuava insegura. "Compartilhamos a decepção", conclui o comunicado oficial.
Terceiro inverno mais quente
Considerada uma das capitais mais frias do mundo, Ottawa registra temperaturas de -30 °C e sensação térmica de -40 °C com frequência no inverno. Este ano, porém, foi diferente. A cidade enfrenta o terceiro inverno mais quente de sua história, com temperaturas pouco abaixo de zero graus durante a maior parte de dezembro e janeiro — segundo o Environment Canadá, orgão do governo responsável por políticas para o meio ambiente.
O engenheiro Clifford Harvey, 50, conta que seus filhos Ethan, 11, e Alicia, 8, perceberam a diferença este ano. Ethan pratica hockey em um time infantil e aprendeu a patinar com 2 anos de idade. Deslizar no canal era uma tradição da família no inverno.
"É difícil, quando eu me lembro de quando era criança, tudo era diferente. Ano passado ficou muito próximo de não abrir, mas isso [o fechamento da pista] é totalmente novo", diz ele, ao lado das crianças, na pequena pista refrigerada artificialmente que foi montada ao lado da prefeitura da cidade.
Na temporada anterior, de 2021-2022, a pista de patinação ficou aberta de 14 de janeiro a 5 de março, por 41 dias no total.
Normalmente, a pista é aberta no final de dezembro e funciona durante um período que varia entre 30 a 60 dias. Mas a abertura vem acontecendo cada vez mais tarde à medida que os invernos ficam mais quentes e úmidos.
Cliff e os filhos também costumam esquiar na cidade vizinha Gatineau. "O ski também foi afetado porque já é metade de fevereiro e parece ski na primavera, em março ou abril", conta ele, referindo-se à quantidade de gelo derretido e à grama exposta nas pistas.
A NCC confirmou que as demais atividade de inverno na cidade do festival de inverno Winterlude tiveram horários e dias reduzidos por causa da baixa quantidade de neve.
Maior pista do mundo
O Canal Rideau foi construído em 1832, quando o Canadá ainda era colônia britânica. A ideia era proteger de uma possível invasão americana as principais cidades canadenses, como Toronto e Montréal.
O canal tem cerca de 200 km no total e está em operação há 192 anos. Em 2007, foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o braço da ONU (Organização das Nacões Unidas) para educação e cultura.
A parte do canal onde fica a pista de patinação tem 7,8 km, o tamanho de 90 pistas olímpicas: em 2005, o Guinness Book a considerou a maior pista de patinação no gelo congelada naturalmente do mundo.
Ao longo do canal, que atravessa o coração da capital canadense, quiosques ofereciam aos turistas e visitantes bebidas quentes e lanches, como o tradicional beaver tail, espécie de massa frita com recheio doce. Este ano, eles foram retirados por falta de demanda.
Meio de transporte
Empresas locais foram afetadas pela queda da demanda turística, ainda mais depois das perdas financeiras causadas pela pandemia de Covid-19.
"As pessoas costumavam alugar patins aqui comigo para andar lá, então esse ano as coisas estão piores", queixa-se o atendente da empresa de locação de patins nas imediações do canal.
A Associação Hoteleira de Ottawa-Gatineau confirmou que as reservas de hotéis caíram este ano durante o Winterlude, festival de inverno com atividades ao ar livre que inclui a famosa pista.
Além do turismo e do lazer, a pista também servia como meio de transporte. Era o caso do médico Zach Ferraro, 39, que acostumou-se a usá-la para se deslocar para a escola e o trabalho nos invernos de 2018 e 2019.
"Nem sempre é mais fácil usar a pista do que usar carro ou ônibus, mas é certamente mais prazeroso porque você aproveita para fazer um pouco de atividade física em vez de se estressar no trânsito", afirma ele.
"Ultimamente eu vinha usando a pista mais para me exercitar, sobretudo para diversão e como atividade física. Todo exercício físico ajuda com o winter blues", afirma ele, citando a depressão sazonal comum no inverno.
Congelamento artificial é opção
O inverno mais brando não pegou a as autoridades desprevenidas. Em julho de 2021, um relatório já apontava para essa possibilidade e, desde então, a NCC trabalha em parceria com a Universidade de Carleton para coletar dados e testar opções de gerenciamento do gelo.
A ideia é analisar os dados coletados para um futuro projeto de congelar artificialmente a pista nos próximos anos, se necessário. "Nós usamos a pista de patinação da prefeitura como segunda opção quando a principal não está disponível. Mas espero que ela abra no ano que vem", torce Ferraro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.