Topo

Para Reinaldo Azevedo, 2013 foi a semente para o 8 de janeiro de 2023

Do TAB

12/06/2023 10h47

Para o jornalista e colunista do UOL Reinaldo Azevedo, autor de "O País dos Petralhas" (Record), os dez anos das assim chamadas Jornadas de Junho não são uma data a se comemorar no Brasil.

"Não se conhecem exatamente as raízes, mas dá para caracterizar 2013 como um movimento anti-institucional", afirma ele. Crítico agudo da presidente Dilma Rousseff na ocasião, Azevedo diz não ter se regozijado com o desgaste da petista diante das manifestações. "Não vi com bons olhos", diz.

"Ali você tem um marco inicial de coisas que não foram muito boas para a democracia brasileira e que resultaram na eleição de Jair Bolsonaro em 2018", avalia o colunista. Para ele, há uma linha de continuidade entre o que se viu dez anos atrás e a tentativa de golpe contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. [Assim como em relação ao 8 de janeiro, considero] Delinquentes e vagabundos quaisquer que partam para o confronto direto contra as instituições", dispara Azevedo. "Não é definitivamente este o caminho."

Confira no vídeo a íntegra da entrevista concedida ao TAB.