Poderoso, Milton Leite decide até direções de rua na CET: 'Cumpra-se'
Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo desde 2020, interfere em várias frentes da administração pública, que cabem à prefeitura da capital.
O vereador, considerado o político mais poderoso da cidade de São Paulo, faz isso indicando aliados a cargos em órgãos públicos. Suas demandas são tratadas como ordens, dizem fontes ouvidas pelo UOL.
Na Companhia de Engenharia de Tráfego, por exemplo, ele já pediu a mudança de direção de uma rua no Lauzane Paulista, zona norte de São Paulo.
A interferência ocorreu na avenida Coronel Manuel Py, uma via estreita de casas simples, muitas delas abandonadas.
A reportagem teve acesso a documentos que mostram um custo de R$ 21 mil ao órgão por essa operação.
A CET informa que a alteração foi implantada após abaixo-assinado dos moradores.
Um gestor com mais de 20 anos de empresa disse à reportagem que, às vezes, algo precisa ser feito apenas porque foi pedido pelo vereador.
Leite nega qualquer interferência no Executivo.
Entre seus aliados na companhia estão Jair de Souza Dias e Eder Carlos de Souza, segundo o UOL apurou.
A reportagem questionou como eles definem o relacionamento com o político, mas não obteve resposta.
Roda gira na CET
O tecnólogo Jair de Souza Dias presidiu a CET entre 2019 e 2023.
O UOL apurou que Dias caiu no fim de agosto de 2023 porque a CET perdeu um prazo importante para políticos próximos ao sindicato de motoboys.
A companhia deveria ter mandado até essa data dados para a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para viabilizar a expansão do projeto piloto Faixa Azul.
Entre os políticos interessados nesse projeto estava Ricardo Teixeira (União Brasil), correligionário e aliado de Leite.
O engenheiro Hemilton Tsuneyoshi Inouye assumiu a presidência. Até ser nomeado, ele era sócio de Dias na Via Expressa Engenharia.
Eles continuaram sócios na Via Expressa Revistaria e Conveniência. Procurada, a CET informou que eles não têm mais sociedade ativa.
À época, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse à imprensa que não via conflito de interesses. Nos bastidores da CET, a informação é que Leite bancou a nomeação.
Faixa Azul
O projeto consiste na criação de uma faixa para motociclistas que o órgão define como "sinalização de segurança".
"Acabei de autorizar a extensão da Faixa Azul para mais 220 km. Isso é experimental, algo inédito no Brasil", anunciou Nunes em janeiro de 2023.
"Depende de autorização da Senatran, mas com os resultados que a gente teve aqui, sem óbito, é óbvio que teremos a autorização", acrescentou.
A CET não publica números de acidentes de trânsito desde 2021.
Esse dado é importante para avaliar a efetividade do Faixa Azul.
O UOL pediu via Lei de Acesso à Informação os estudos da CET que embasaram o Faixa Azul.
A resposta foi um link para uma página inexistente e relatórios corporativos.
A reportagem também pediu dados sobre acidentes.
A companhia respondeu com informações de 2016 a 2021 e atribuiu a ausência de dados sobre os anos seguintes a "falhas" nos arquivos da Secretaria de Segurança Pública.
"A fim de dar continuidade à série histórica de sinistros, estamos desenvolvendo nova metodologia", acrescentou a empresa.
Segundo o Infosiga, uma ferramenta do governo do Estado, entre janeiro e maio deste ano houve 411 vítimas no trânsito de São Paulo, revelou a Folha.
Isso representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
Por tipo de veículo, os motociclistas foram os mais atingidos: 186.
Interlagos
Eder Carlos de Souza é superintendente de tecnologia na área de sinalização e tecnologia da CET. Ele também é aliado de Milton Leite.
Atualmente, há mais de 400 placas espalhadas por São Paulo indicando direção do autódromo de Interlagos, na zona sul.
A prefeitura gastou, até setembro do ano passado, quase R$ 2,4 milhões em 403 sinalizações.
Os dados foram obtidos pelo UOL via Lei de Acesso à Informação.
A prefeitura afirmou à época que as sinalizações fazem parte de um programa de orientação do tráfego para identificar os principais pontos turísticos da capital.
O UOL perguntou à SPTuris quais são os principais pontos turísticos da cidade. O departamento respondeu que não possui um ranking nesse modelo.
Procurada, a CET justificou que o autódromo recebe eventos como Fórmula 1, Stock Car, Lollapalooza e The Town.
"Esses eventos atraem enorme contingente de público de outras cidades, estados e até países, que chegam a São Paulo de diferentes formas. A sinalização tem o propósito de atender a essas pessoas."
Há placas indicando Interlagos na zona leste, a 39 km, e na zona norte, a cerca de 30 km do autódromo.
A distância entre o ponto turístico e as vias onde as placas foram instaladas surpreendeu técnicos da CET.
A reportagem perguntou quais são as distâncias mínima e máxima entre o ponto turístico e o endereço de instalação de placas turísticas de acordo com as regras da CET, mas o órgão não respondeu.
O UOL apurou que foi mais um dos casos de "cumpra-se": não fazia sentido do ponto de vista técnico, mas foi tratado como uma ordem.
Souza é sócio da Meds Serviços e Soluções, que integra consórcios relacionados a mais de 10 CNPJs citados nos contratos referentes ao autódromo de Interlagos.
Os contratos foram obtidos via LAI.
Entre esses CNPJs está o de uma empresa de Palhoça (SC), a mais de 700 km de São Paulo.
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