Topo

Ju Wallauer: Quarentena ajuda a estar 'presente de verdade' com os filhos

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 14h11

A quarentena pode ajudar a transformar as relações entre pais e filhos. O tema foi um dos pontos do UOL Debate de hoje

O pastor Henrique Vieira contou que o isolamento está ajudando a viver a paternidade de forma mais plena. Para ele, ao isolamento o levou a estar "presente de verdade" para a sua filha, de dois anos. "É sobre fazer menos e ser mais", defende.

Mãe de dois filhos, Ju Wallauer, do podcast Mamilos, contou que a "parada" da quarentena também está revelando outra perspectiva da maternidade para ela. "Esse tempo em casa me traz uma reflexão profunda como mãe. Sempre fiquei incomodada com o conceito do tempo de qualidade com os meus filhos. Intimidade é estar junto."

Ela ainda revelou que ser uma mãe ausente por conta do trabalho criou sensação de angústia e ansiedade. "Quando eu estava com eles, ficava pensando no que eu deveria esta fazendo. A quarentena me permitiu viver outra forma de maternidade", garantiu.

Segundo Ju, a sensação de ter obrigações full time e ainda ser mãe é semelhante a de "uma pessoa que tem burnout".

"Eu consigo cuidar da minha casa, olhar para as coisas, ter atenção quando estou com os meus filhos. Eu estou ali e estou inteira. O que eu vejo e o que eu vivo é outra coisa. Como eu vou ter coragem de voltar pra vida que eu tinha quando isso acabar?", questionou.

O UOL Debate reuniu o escritor Amyr Klink; Juliana Wallauer, publicitária e apresentadora do podcast Mamilos; Henrique Vieira, pastor evangélico, teólogo, ator e ativista negro; e Maria Homem, psicanalista e autora de livros, reflete sobre a solidão contemporânea.