Renzo Gracie é testemunha de defesa de Thiago Brennand em caso de estupro
O lutador de jiu-jítsu Renzo Gracie é uma das nove testemunhas de defesa apresentadas por Thiago Brennand em um dos casos no qual o empresário pernambucano é acusado de estupro. O TAB teve acesso exclusivo ao processo, que corre sob segredo de Justiça.
Em depoimento ao NAVV (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violências) do Ministério Público de São Paulo, a denunciante disse que, entre 2015 e 2016, Brennand a estuprou e gravou vídeos, sem seu consentimento, num edifício no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo.
Na denúncia, a vítima diz que foi submetida a relações sexuais sem preservativo, além de ser forçada à penetração anal várias vezes seguidas, o que lhe causou sangramento e dor. Entre os documentos anexados ao processo pelos advogados dela estão resultados de exames que indicam infecções pelo vírus HPV e pela bactéria Ureaplasma urealyticum, ambos sexualmente transmissíveis.
Recém-separada, ela conheceu o empresário através das redes sociais, segundo relatou nos autos. Eles saíram por cerca de três semanas: Brennand foi gentil no início, mas mudou, ficando mais agressivo, de acordo com o relato.
Além de episódios no edifício do Jardim Europa, ela cita situações de constrangimento em público: Brennand teria lhe apalpado incisivamente durante um jantar em um restaurante italiano. Uma das testemunhas é a chef do estabelecimento.
Segundo o relato da vítima, Brennand também tentou invadir o prédio onde ela morava, assim que tentou se afastar dele. Ela diz que não o denunciou antes por medo.
Em 11 de abril deste ano, o Ministério Público de São Paulo denunciou Brennand pelo crime de estupro mediante violência e grave ameaça. Em seguida, em 1º de junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo tornou o empresário réu pelo caso. O processo corre no Fórum da Barra Funda.
A defesa de Brennand alega que não há prova concreta e diz que não há lógica na cronologia dos acontecimentos narrados na denúncia. Os advogados citam, por exemplo, que as imagens anexadas aos autos não possibilitam identificar o rosto da denunciante.
Os advogados também questionam que a vítima só tenha levado o caso às autoridades oito anos depois. Eles acreditam que ela pode ter sido influenciada pela cobertura da imprensa sobre denúncias relacionadas a Brennand.
A primeira audiência do processo será em 10 de agosto, data em que a Justiça deve ouvir a vítima. No dia 17, será a vez das testemunhas de acusação. E, em 14 de setembro, serão ouvidos Thiago Brennand e as testemunhas de defesa, entre elas Renzo Gracie (embora não esteja claro o motivo da convocação neste caso especificamente). O TAB procurou por telefone o lutador, que mora nos Estados Unidos, mas não obteve resposta.
No seu perfil antigo no Facebook, uma vez Brennand compartilhou uma ilustração de Renzo Gracie com os dizeres "fodacy mindset" (algo como "mentalidade de foda-se", atitude autoatribuída do lutador) e a legenda: "No Renzo a gente confia".
A amizade de Renzo Gracie e Thiago Brennand vem do jiu-jítsu, arte marcial praticada por ambos. Outro ponto comum é a política: bolsonaristas, eles também se aproximaram do empresário e sanfoneiro Gilson Machado, ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro (PL).
Machado até gravou um vídeo agradecendo a Brennand por ter lhe apresentado Gracie. "Você [Thiago] é responsável por isso", disse o ex-ministro, referindo-se ao encontro. As imagens foram feitas antes de ele deixar o ministério para se candidatar a senador de Pernambuco (não foi eleito).
"Thiagão, muito obrigado. Estou aqui com nosso amigo, nosso irmão, Renzão", reforçou o ex-ministro. O lutador acrescentou: "Thiago, obrigado por me apresentar a essa fera aqui. É uma honra estar aqui com ele. Olha aqui, estou todo arrumadinho, todo engomado. Tá de brincadeira?".
Tempos depois, Brennand se desentendeu com Machado. Num áudio vazado no WhatsApp, ele se referiu ao ex-ministro como "traidor", por não ter atendido suas ligações. "Eu vou dizer um negócio a tu: eu pego tu, bicho, dentro de Brasília, pelo cabelo e arranco teu óculos da cara... Meto a mão no pé do ouvido e tu não tem uma palha de poder pra vir contra mim."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.