Topo

Millennial se diverte no trabalho...nem que seja ouvindo podcasts de humor

Getty Images/Westend61
Imagem: Getty Images/Westend61

Do TAB, em São Paulo

14/08/2019 13h40

A cena é recorrente em ambientes corporativos. Se um millennial der uma gargalhada na sua baia, pode conferir: ele está usando fone de ouvido. E é bem provável que esteja ouvindo um podcast de humor.

Antes visto como produto de nicho, os podcasts estão em uma curva ascendente de popularidade graças a essa geração, que corresponde a pessoas entre 25 e 34 anos, o equivalente a um terço da audiência de podcasts. Essa faixa etária chega a consumir até cinco programas por semana.

É o que mostra uma pesquisa, divulgada pela Adobe Analytics, que descobriu que o número de pessoas que usam aplicativos móveis para ouvir os podcasts aumentou 60% em 2019 comparação com janeiro de 2018 nos EUA.

Esse consumo alto de podcast é feito predominantemente durante o deslocamento ao trabalho, mas também durante o expediente - essa foi a resposta de quase metade dos 1.000 americanos entrevistados.

O gênero de podcast mais ouvido foi comédia e humor (46%), seguido por temas ligados à educação (28%), história (27%) e documentários sobre crimes (26%).

O crescimento na indústria de podcasts levou a Spotify a anunciar um investimento US$ 500 milhões apenas nessa área. Uma das últimas aquisições da plataforma de streaming foi a empresa Parcast, com sede em Los Angeles, conhecida por conta histórias de crimes e mistério. Um negócio que custou cerca de US$ 56 milhões e que pode aumentar ainda mais as assinaturas da empresa.

A pesquisa afirma que 60% dos ouvintes procuram produtos ou serviços após serem impactados por um anúncio durante um podcast. Desses, quase um quarto chegam a efetivar a compra. Além disso, um quarto dos ouvintes de podcast disseram estar dispostos a pagar por uma assinatura para ouvir programas sem anúncios.

Fique por dentro de comportamento e cultura seguindo o TAB no Instagram e tenha conteúdos extras sobre inovação, tecnologia e estilo de vida.