Parque temático em SP permite a visitante dizer: 'Mãe, tô na Globo'
Sentado no sofá azul, o homem tem um gato rosa com dimensões de estátua à direita. A reprodução perfeita do estúdio de "Lady Night" é completada com a gravura de uma janela ao fundo e a bancada de Tatá Werneck à esquerda. Serviço de primeira. O parque temático da Globo levou um pedaço dos estúdios da emissora para um shopping de São Paulo.
A entrevista é de mentirinha, mas o senhor exibe dentes ainda mais brancos que a barba grisalha ao apresentar seu melhor sorriso para as câmeras. Agindo como se estivesse ao vivo, em transmissão para milhões de lares brasileiros, o homem faz cara de interessado quando começa o som no alto-falante. A pergunta se já stalkeou o crush é acompanhada de uma risadinha marota. "Quem nunca?", responde com ar de estrela que está dando manchete aos portais e programas de fofocas.
O comportamento dele é sinônimo de sucesso. Tudo saiu conforme o script do projeto planejado durante dois anos e meio nas salas dos figurões da maior televisão brasileira. O gexperience (Globo Experience), inaugurado em 7 de março, foi criado para despertar nos visitantes memórias afetivas ligadas às atrações da emissora. Além de acionar esses gatilhos, o público precisa se sentir protagonista.
Ao entrar no confessionário do "BBB", Rodrigo Buffarah Coelho, 43, eliminou os amigos citando os motivos. A cena gravada pipocou no seu celular na mesma hora. Encaminhado, o vídeo movimentou as engrenagens da zoeira do grupo. Outra reação planejada.
CEO do gexperience, Priscila Braga explica que o retorno esperado com o parque temático não é financeiro, mas aumentar a conexão entre a marca e o público. A tática, que resulta em elevação do faturamento no segundo momento, está alinhada à prática de grupos de mídia no mundo.
Apelando ao coração
O gexpererience ocupa 3 mil m² do shopping, mas a primeira impressão é de que o local não é tão grande assim. Uma atração está tão colada à outra que parece ter havido uma tentativa de fazer a mobília de um apartamento de dois quartos caber numa quitinete.
Não chega a atrapalhar a experiência, porque o som ou movimentação de um cenário não interfere no outro. Mas também não existe uma ambientação para o espaço que o visitante vai conhecer. Não há uma estrutura simulando vestiário ou túnel de entrada em campo antes de bater pênaltis com a narração de Galvão Bueno.
Quando a pessoa se acomoda no local em que é feita a simulação de entrevista coletiva pós-jogo, ela tem as costas coladas à parede e o nariz quase toca a tela de onde saem as perguntas. Parece que o visitante está no cantinho do castigo por ter errado a cobrança decisiva e o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo.
Detalhes que somem quando o gexperience aciona algum gatilho sentimental. Gerações anteriores à popularização da internet cresceram vendo a Globo. Cenários de novelas e programas são como cômodos da casa de um velho conhecido, mas eram inatingíveis. A sacada do espaço é permitir o acesso a esses locais.
Até a decoração joga a favor desta causa, como ir ao espaço que exibe cenas de novelas em televisores antigos e encontrar um modelo Sharp igual ao que existia na casa de seu avô. O visitante quer apertar o botão 2, como fazia na década de 1980, porque o avô nunca reclamava de colocar no canal de desenho.
As histórias de mentira do "Tom & Jerry" criaram sentimentos de verdade. A Globo sai lucrando porque ganha pontos no coração do visitante.
Público protagonista
Todos os canais do Grupo Globo estão representados no gexperience e há opções de entretenimento programadas para atingir da infância à terceira idade. Mas as atrações mais concorridas são Lady Night e o BBB. Já houve correria para atender ao Big Fone — os funcionários contam que, pelo menos por enquanto, ninguém se propôs a dormir embaixo dele.
O confessionário do BBB é bastante procurado porque tem a cadeira onde Juliette se sentou. Ele permite gravar uma cena de até um minuto que vai direto para o aplicativo do gexperience baixado pelo visitante. O mesmo acontece com a atuação das pessoas em cenas de novela. Funciona muito bem para quem tem familiaridade com o celular.
A CEO do gexperience admite que já recebeu relatos de visitantes que apanharam do aplicativo. Formas de corrigir o problema estão sendo estudadas. Mariana Coelho, 43, não teve problemas com o celular, apenas com a falta de vocação artística.
Ela testou suas habilidades contracenando em uma cena de "Um lugar ao sol". A reprodução é bem fidedigna e a voz do diretor sai pelo alto-falante, repassando as orientações. "Você está em um tiroteio." A voz pede para a pessoa fazer cara de medo, que o peito se contraia e expanda porque a atriz está arfando de pavor. Demorou meio minuto para Mariana descobrir que não serve para coisa. "Falta jogo de cintura."
A CEO do gexperience conta que o planejamento buscou evitar de o visitante repetir o papel de espectador. A intenção é que ele seja o protagonista das atrações. Priscila fala que o parque temático é um elo físico com o público.
Marta Muniz, 50, afirmou que se sentiu dentro da Globo. Ela e a irmã, Marisol Muniz, 60, são telespectadoras de longa data da emissora. Reconheceram as novelas pela foto do personagem principal, iniciaram um debate sobre qual foi a melhor de todas, o ator mais carismático e, por fim, fizeram uma parada na lojinha. Levaram para casa camiseta e pulseira vip do BBB, programa do qual são fãs.
"Quem ganha é o Arthur, infelizmente", declarou Marta.
Programação, o combustível do gexperience
O staff do gexperience é nível parque da Disney. Funcionários muito cordiais, proativos e sorridentes enchem a CEO de orgulho. A questão a ser melhorada é o entendimento que o público tem do espaço. Priscila ressaltou que não se trata de uma feira ou evento provisório. Também disse que foi muito trabalhada a faceta tecnológica do gexperience e a gastronomia ficou em segundo plano.
Independentemente do foco dado pelo marketing, o parque temático da Globo surge em um momento em que a televisão aberta deixou de ser dominante e catalisadora dos sentimentos da sociedade. O celular é a janela o para o mundo. A CEO do gexperience, claro, não concorda com essa análise. Priscila diz que o celular é mais uma tela para reprodução do conteúdo da emissora.
Mas ela acrescenta que as atrações do parque temático estão em constante renovação e acompanhando a programação. O evento em que o TAB esteve era vinculado ao remake da novela "Pantanal". Priscila acrescenta que, na época da Copa do Mundo, o espaço estará voltado para o futebol. Essa relação entre interesse do público e renovação das atrações demonstra o quanto o êxito do empreendimento está associado à audiência do canal.
Reprisar o primeiro beijo gay entre homens em novelas da emissora (Niko e Félix no último capítulo de "Amor à Vida"), exibir o figurino da princesa Catarina (Bruna Marquezine em "Deus Salve o Rei"), ou a escrava Isaura falando chinês é parte do cardápio do gexperience. Para não ficar com cara de museu e viver de passado, o gexperience depende de novos sucessos.
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