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'Vontade de virar meme': quadro 'Vai Dar Namoro' vira fenômeno na internet

"Vai Dar Namoro": quando acontece beijo no palco, os participantes são recebidos com um extintor de incêndio e arminhas d"água para "apagar o fogo" - Antonio Chahestian/Divulgação
'Vai Dar Namoro': quando acontece beijo no palco, os participantes são recebidos com um extintor de incêndio e arminhas d'água para 'apagar o fogo'
Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação

Beatriz Trevisan e Paola Churchill

Colaboração para o TAB, de São Paulo

24/08/2022 04h01

Na primeira quinta-feira de junho, Leonardo Pinheiro, 23, estava mais ansioso do que o normal. Saiu de Limeira, no interior paulista, para fazer uma entrevista no estúdio da Record TV, na capital. Não era de emprego. Ele estava lá para participar do "Vai Dar Namoro", quadro de "Hora do Faro", programa dominical apresentado por Rodrigo Faro, que virou fenômeno para além da TV.

"Queria tanto participar que nem chequei o endereço", conta o estudante de administração de empresas. Ele só se deu conta de que estava na emissora quando desceu do carro, no bairro da Barra Funda. "Tô aqui! Que doideira. Não caí num golpe", pensou. Logo se viu frente a frente com uma câmera pela primeira vez, enquanto um dos produtores do programa fazia perguntas como "qual é o seu talento" e "qual cantada pretende usar".

Deu match. "Você consegue vir gravar na terça?", disse o produtor. "Gostei de você."

Léo conta que ficou ensaiando sua performance até o dia da gravação — não podia passar vergonha, pensava. Às 10h30 do dia 7 de junho, entrou no palco, acenou para as câmeras, deu uma estrela e abriu um quase espacate ao cair no chão. Parecia um veterano da TV. "Já chegou fazendo um omelete!", caçoou Faro. "Se faço um negócio desse, nunca mais tenho filho na vida!".

O apresentador pediu então que ele imitasse os efeitos sonoros do programa, uma sonoplastia cômica de palavras-chiclete. "Uuuuiiii. Cavalo!", fez o rapaz, reproduzindo um bordão do quadro. É a "Síndrome do 'Vai Dar Namoro'", meme que surgiu nas redes depois que a sonoplastia (!) do programa viralizou. Léo se voltou então para as seis meninas sentadas na sua frente e disparou uma cantada para cada uma. E ainda caminhou até o outro lado do cenário para entregar um presentinho para Mileide Mihaile, a "conselheira de namoro" do episódio.

A participação bombou nas redes. A soma das visualizações dos vídeos de cortes de Léo no "Vai Dar Namoro" atingiu 17 milhões. Somente o comentário do youtuber Casimiro reagindo ao programa beirou 1 milhão de visualizações. Hoje, o estudante não esconde ter ficado mais seduzido pelos cliques do que pelas candidatas. "Não tinha muito interesse em arrumar namorada", confessa.

Rodrigo Faro, apresentador do programa Vai Dar Namoro - Edu Moraes/Divulgação - Edu Moraes/Divulgação
Rodrigo Faro, apresentador do 'Vai Dar Namoro', da Record TV
Imagem: Edu Moraes/Divulgação

Mamãe, quero ser meme

O "Vai Dar Namoro" é uma bagunça organizada de cores, luzes, fantasias, efeitos sonoros e bordões. Em geral, os participantes chegam na emissora por volta das 10h, fazem teste de covid-19 e se dirigem, oito homens e seis mulheres, para camarins diferentes. Eles só se encontram no palco, para manter o suspense e a surpresa.

Uma das grandes sacadas do quadro talvez seja a sua espontaneidade, um clima leve que começa cedo nos bastidores. "Não tem como não ficar descontraído lá", conta o modelo Guilherme Batista, 22, que também fez parte da lista de pretendentes do quadro. Diferentemente de Léo, que se inscreveu por conta própria, foi a agência de modelo de Guilherme que o indicou para uma aparição no dominical da Record.

A espontaneidade do quadro não significa, entretanto, improvisação — o acesso ao programa, aliás, é bastante blindado. Antes de Rodrigo Faro pegar o microfone e começar o episódio da semana, todos os participantes revisam o que cada um planeja fazer e têm direito a um ensaio de palco.

Ainda assim, por volta das 16h, quando as cortinas se abrem, ninguém consegue prever o que vai acontecer. "O coração gela! Pô, agora sou eu! Vou conhecer o Faro, bater papo com ele. E não quero ir pro toco!", diz Guilherme.

Rodrigo Faro apresenta programa Vai Dar Namoro - Divulgação - Divulgação
'O coração gela! Pô, agora sou eu! Vou conhecer o Faro, bater papo com ele', diz Guilherme
Imagem: Divulgação

Assistindo aos episódios, é fácil lembrar de imediato da TV brasileira das décadas de 1970 a 1990. "Vai Dar Namoro" evoca concursos de calouros, bordões e o pouco pudor dos programas de Chacrinha.

O primeiro "Vai Dar Namoro" foi ao ar em 2005, na própria Record. Era uma versão mais moderna e bem-humorada do clássico da década de 1980 "Namoro na TV", de Silvio Santos, apresentada por Marcio Garcia no programa "Melhor do Brasil" aos sábados à noite.

O quadro foi parar nas mãos de Faro em 2008 e ficou no ar até 2013. Nesse período, foi um fenômeno e alçou o apresentador ao posto de mestre de programa de auditório da TV brasileira, mas entrou em decadência quando "Melhor do Brasil" foi cancelado. O apresentador acabou escalado para comandar os domingos da emissora. Não fazia mais sentido ter esse tipo de atração e a audiência despencou.

Depois da pausa, a produção voltou em abril de 2022. Trechos do programa começaram a pipocar e viralizar online e a emissora viu uma oportunidade de salvar o "Hora do Faro" — e os domingos da Record — de uma crise de audiência.

Quando foi ao ar pela primeira vez, o quadro era uma versão mais escrachada da atual. Agora, os participantes não são motivos de vergonha alheia. Na verdade, hoje é uma piada de bom tom. "Eu imaginava que meu Instagram ia ter milhares de 'Mano, o que você está fazendo? Você é maluco!'. Teve? Teve. Mas só uns 10% dos comentários. A maioria foi, tipo, 'Caraca, que daora que você está aí!', conta Léo.

A nova edição voltou com tudo nas telas de TV, computadores e celulares. Com o quadro, o programa alcançou picos de audiência logo nas primeiras semanas em que a nova temporada estreou: em São Paulo, a média foi de 4,4 pontos para 6,9 pontos, com pico de 7,8 pontos. O sucesso é tanto que, hoje em dia, o "Hora do Faro" se resume ao "Vai Dar Namoro" — o que antes era um quadro se tornou um programa inteiro.

Foi o que fez do "Vai Dar Namoro" uma espécie de "Porta da Esperança" (outro programa famoso de Silvio Santos) para a fama. "A gente sempre espera viralizar da forma mais positiva possível, né? Que nosso Instagram bombe, sabe? Tem gente que está ali justamente pra virar meme", diz Léo.

Julia Roberta (loira ao lado de Rodrigo Faro) e outras participantes no segundo programa do Vai Dar Namoro - Antonio Chahestian/Divulgação - Antonio Chahestian/Divulgação
Cantada: 'Você tem um lápis de cor para me emprestar? Quero colorir a nossa amizade'
Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação

'Não gosto de quem é de gêmeos'

A radialista Marcela Neves, 22, participou do episódio que celebrizou Léo. Assim como ele, pensava mais em sair do anonimato que dar de cara com a metade da laranja. "Não estava pensando muito em encontrar um par, mas seria legal se o Casimiro reagisse", admite ela.

Ao entrar nos camarins, Marcela escolheu um vestido vermelho bem curto e um delineador efeito gatinho. "No começo, você estranha a plateia, as câmeras? É esquisito ver o Rodrigo Faro de pertinho, não só na TV. Mas, depois de um tempo, você se acostuma e até esquece que está gravando."

Por sorte ou azar, Léo foi o primeiro a sair pela porta. Apesar de roubar a cena, nenhuma das moças o escolheu e ele foi mandado para o "toco", lugar reservado aos rejeitados. Entretanto, algo nele chamou a atenção de Marcela. Talvez o jeito engraçado. A estudante decidiu dar uma chance ao rapaz.

Rolou um beijo e os dois tiveram o primeiro encontro diante de todo o Brasil. A conversa fluiu bem, mas a jovem se inquietou. "Comecei a pensar que, por ter rolado logo no começo, ninguém mais ia querer me ver no programa. Além disso, o Leo tinha nome e signo iguais aos do meu ex." Marcela então pegou o microfone para explicar sua hesitação. "Ah, porque ele é do signo de gêmeos, eu não gosto."

A frase viralizou no TikTok, teve mais de um milhão de visualizações e virou um dos cortes mais famosos do canal do Casimiro. "Não, desculpa. Aí não dá. Aí vocês sabem que eu vou perder a linha", reage o youtuber, indignado com a explicação astrológica da radialista. "Ganhei um monte de seguidores e até hoje me mandam mensagens falando de signos", diz Marcela.

Por mais que um dia de gravação do "Vai Dar Namoro" seja equivalente a um dia de trabalho, não são todos que recebem cachê. O pagamento e o valor pago oscilam conforme as regras do jogo dos negócios: oferta e demanda.

Os participantes que se inscrevem não recebem para estar lá, a não ser que a participação se destaque e a produção os convide para uma segunda rodada. Os que chegam até o estúdio da Record por agências de modelo ou casting recebem cachê, mas o valor também não é fixo. A média é de R$ 300 por participação, mas o valor pode chegar a R$ 1.000.

Gabriela (de vestido verde) e Julia (de roxo) ao lado de Rodrigo Faro e outros participantes do Vai Dar Namoro - Divulgação - Divulgação
Gabriela (de vestido verde) e Julia (de roxo), com Faro e outros participantes do quadro
Imagem: Divulgação

As beijoqueiras de Taubaté

O influenciador Cadu Maverick, 23, resolveu tentar participar do "Vai Dar Namoro" quando um dos produtores do programa convocou interessados pelo Instagram. Uma semana depois, o produtor lhe mandou uma mensagem.

Pouco antes de entrar no palco, a produção revelou que tinha outros planos para ele: estavam testando um "quarto escuro", novo formato em que Cadu seria um participante surpresa. "Não tive a chance de fazer as cantadas que eu tinha pensado, mas no final foi melhor e me diverti muito. Fiquei amigo de alguns participantes e até pensamos em lançar um projeto juntos no TikTok", diz.

Mesmo ficando no escuro, a participação jogou holofotes em Cadu, que ganhou seguidores e chegou a ser reconhecido por uma fã no metrô em São Paulo.

O programa também mudou a vida da estudante de teatro Gabriella Glinsman, 19, e da estudante de nutrição Júlia Roberta Mota, 20. Elas apostaram numa estratégia ousada: "Querendo ou não, o povo sempre gosta da vilã, que chama muito mais atenção do que a mocinha", explica Gabriela.

"No camarim, a gente combinou: 'Meu, vamos causar, vamos fazer o melhor 'Vai Dar Namoro' de todos!". Talvez não seja o melhor episódio, mas elas fizeram o que prometeram. Com um vestido rosa brilhante, Gabriela levou um fora, escolheu candidatos ao namoro, desistiu no meio do caminho e voltou para escolher outros. Também encenou "roubar'' um pretendente da amiga Júlia.

"Foi tudo uma brincadeira, eu sou tímida!", brinca Gabriela. A atuação das amigas foi tão boa que a produção as escalou, juntas, para outro programa. Leonardo e Guilherme também voltaram para um segundo episódio do programa.

Gabriela terminou beijando três garotos em rede nacional. "Fiquei com fama de beijoqueira", ri. Já Júlia ganhou, além de likes, um namorado: Rodolfo Heinz, 20, o último candidato do dia, que foi certeiro na cantada: "Você tem um lápis de cor para me emprestar? Porque eu quero colorir a nossa amizade". Dali saiu o beijão que quase trouxe problemas em casa para ela — "minha mãe ficou desacreditada quando assistiu", conta.

O romance entre os dois foi além do primeiro encontro televisionado. Mas só durou quatro meses, porque os quilômetros entre São Paulo e Rio Grande do Sul entraram na trama.

Nem tudo, no entanto, foram memes e risadas. A "vilã" Gabriela recebeu diversas mensagens de haters. "Fiquei mal, cara", admite ela. "No fim das contas esse é o grande entretenimento do programa: os foras. A galera gosta de ver o pessoal passar vergonha."

Os comentários negativos, no entanto, parecem ser um preço que ela e os demais participantes estão dispostos a pagar. "Quando a primeira pessoa me reconheceu na rua, eu fiquei olhando pra cara dela e pensando 'mas com tanta gente que vai lá todo domingo ela está me reconhecendo?'", conta.

Todas as pessoas entrevistadas ganharam um salto de seguidores nas redes sociais. Júlia, por exemplo, não tinha mais do que 300 seguidores no TikTok e hoje passa dos 11 mil. E, em terras digitais, seguidor e likes são diamantes para marcas e agentes em busca de influenciadores em crescimento.

Mais recentemente, produtores sugeriram a Júlia e Gabriela que se inscrevessem no "De Férias com o Ex", reality show de relacionamentos da MTV, e as duas foram convidadas para eventos e parcerias pagas.

No fim das contas, o flerte que o programa oferece é com a visibilidade na internet, mas o sucesso de cada candidato depende do que ele é capaz de fazer na TV e da sempre imprevisível reação do público. "Tenho muita vontade de virar um meme", brinca Gabriela.

Para Guilherme, o modelo que já foi pretendente no quadro, o "Vai Dar Namoro" favorece tanto a fama quanto a paquera. "Eu queria, primeiro, ajudar na minha rede social e segundo, dar um kiss lá, né?"