Só para assinantesAssine UOL

'Sumido', prefeito de São Carlos (SP) despacha de casa há meses

Na manhã do último 7 de Setembro, autoridades compareceram ao Tiro de Guerra de São Carlos (SP) para ver o hasteamento da bandeira no Dia da Independência. Uma ausência foi notada: a do prefeito Airton Garcia (União Brasil), 74.

Desde julho, é cada vez mais raro ver o prefeito na prefeitura, nas ruas da cidade ou na internet. Garcia está tratando um quadro de insuficiência renal e faz três sessões semanais de hemodiálise na Santa Casa de São Carlos. Nos dias em que não precisa ir ao hospital, fica em casa.

Um amigo de longa data no círculo político de Garcia afirma ao TAB, sob condição de anonimato, que o prefeito está com a saúde debilitada e a memória comprometida, sem condições de exercer o cargo. Adversários políticos também dizem que ele está isolado e inapto para as funções.

A Prefeitura de São Carlos nega. "O prefeito está com plena consciência e capacidade de discernimento, como atesta a equipe médica que o atende na Santa Casa e despacha regularmente com sua assessoria, direcionando o trabalho da administração", afirma (leia a íntegra da nota abaixo).

De acordo com o artigo 64 da Lei Orgânica de São Carlos, o período máximo para que o prefeito fique afastado da prefeitura, sem se licenciar do cargo, é de 15 dias.

#TBT

Entretanto, a última vez que o prefeito fez um "pronunciamento" foi num reels publicado no Instagram e no Facebook, em 21 de julho.

No vídeo de 11 segundos, ele diz apenas 12 palavras, com certa dificuldade: "Quero apresentar a vocês o Anderson, o nosso novo secretário de Esportes". Era a nomeação do secretário Anderson Ferrares.

Desde então, os perfis do prefeito têm publicado fotos antigas dele, com #TBT, hashtag popular para indicar lembranças.

Continua após a publicidade

Garcia postou uma foto em sua casa com o secretário de governo, Netto Donato, 42, no Instagram em 22 de agosto. De boné branco e calça cinza de moletom, o prefeito recebeu o secretário para "repassar as ações" do governo, segundo a legenda.

Garcia e Donato eram rivais políticos. Hoje, são aliados.

O prefeito (de boné) e seu secretário de governo, Netto Donato (PP)
O prefeito (de boné) e seu secretário de governo, Netto Donato (PP) Imagem: Reprodução

O prefeito se elegeu pela primeira vez pelo PSB, em 2016. Durante a campanha de 2020, quando buscava se reeleger, dessa vez filiado ao PSL (atual União Brasil), ele informou o quadro de insuficiência renal publicamente e passou a se submeter a sessões de hemodiálise.

Garcia ganhou o apelido de "Homem do Boné", adereço que se tornou sua marca registrada, conferindo-lhe um jeitão simples aos olhos da população de São Carlos.

Entretanto, ele declarou um patrimônio de cerca de R$ 440 milhões em 2020 —à época, o prefeito mais rico do Brasil. O patrimônio incluía imóveis urbanos em São Carlos e em outras cidades brasileiras, como Goiânia, além de fazendas em São Paulo e no Tocantins, e participações em empresas de mineração.

Continua após a publicidade

Ele venceu com 48,88% dos votos válidos, mais que o triplo do obtido pelo candidato que ficou no segundo lugar, Netto Donato (à época, no PSDB).

Donato foi nomeado secretário de governo, em agosto de 2022, e depois foi para o PP. Garcia também está migrando para a sigla: assinou uma ficha de filiação em branco em sua casa, em 4 de setembro, momento que foi registrado no Facebook.

Leandro Augusto do Amaral mostrando o calendário em que conta os dias de ausência do prefeito
Leandro Augusto do Amaral mostrando o calendário em que conta os dias de ausência do prefeito Imagem: Rodrigo Ferrari/UOL

Calendário

Quando Garcia começou a se ausentar do gabinete devido a problemas de saúde, Donato foi conquistando mais protagonismo dentro da administração municipal, comandando solenidades oficiais, inaugurações e atos como entregas de uniformes a estudantes da cidade.

Nos bastidores, é tido como o provável "herdeiro" de Garcia para as eleições de 2024.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de São Carlos diz que o "secretário de Governo, Netto Donato, atua dentro de suas atribuições legais seguindo a orientação do Prefeito Airton Garcia".

Nas últimas semanas, o ex-vereador Leandro Augusto do Amaral, 39, tem ido diariamente à prefeitura para gravar vídeos exibindo um calendário marcado com os dias de ausência de Garcia.

Nos últimos 51 dias úteis, segundo sua conta, viu o prefeito apenas uma vez.

Foi na tarde de 6 de setembro, véspera do feriado da Independência. "Ele ficou no máximo 15 minutos no gabinete. Depois, foi levado para visitar uma obra", relata.

No dia 6, o perfil oficial de Garcia postou fotos de um projeto de drenagem no bairro Lagoa Serena, junto a secretários e aos vereadores Marquinho Amaral (Podemos) e Tiago Parelli (PP). "Que semana intensa! Do jeito que a gente gosta!", dizia a legenda.

Eleito pelo PSB, em 2016, com uma campanha feita principalmente no Facebook, Leandro Augusto do Amaral também foi candidato à Prefeitura, em 2020. Perdeu para Garcia e assumiu a Diretoria Municipal de Juventude, cargo que deixou para concorrer a deputado federal pelo Patriota, em 2022. Obteve 3.323 votos e não se elegeu.

Continua após a publicidade

Amaral protocolou denúncia no Ministério Público, que atualmente é analisada pela 8ª Promotoria Cível de São Carlos. O TAB pediu informações sobre o caso ao promotor Sergio Martin Piovesan de Oliveira, mas não obteve resposta. A reportagem também pediu uma entrevista com o prefeito, mas não recebeu retorno.

Nota da Prefeitura de São Carlos

"O Prefeito está com plena consciência e capacidade de discernimento como atesta a equipe médica que o atende na Santa Casa e despacha regularmente com sua assessoria, direcionando o trabalho da Administração.

O prefeito Airton Garcia faz tratamento para insuficiência renal há muitos anos e enfrentou uma campanha de reeleição vitoriosa já com esse quadro clínico. Obteve reconhecimento público nas urnas por seu trabalho à frente da municipalidade. Atualmente passa por três sessões de hemodiálise semanalmente.

Atua, como prevê a Lei, dentro do município de São Carlos seguindo a orientação médica em relação as restrições de deslocamentos.

O secretário de Governo Netto Donato, atua dentro de suas atribuições legais seguindo a orientação do Prefeito Airton Garcia."

Deixe seu comentário

Só para assinantes