Topo

Neiva do céu, que ano! Relembre os memes que bombaram em 2019

Reprodução
Imagem: Reprodução

Letícia Naísa

Do TAB

24/12/2019 04h00

2019 foi um ano difícil pra geral. Teve treta política, acidente ambiental, massacre em escola, fogo na Amazônia, mortes inesperadas, finais decepcionantes de séries, vazamentos de dados e até ex-presidente solto. Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos e às vezes com bom humor ou, no mínimo, humor crítico.

Sendo um povo super ligado nas redes sociais, o brasileiro perde os amigos mas não perde as piadas. Memes, figurinhas, textões rolaram soltos neste ano pelas telas arrancando risadas e muita treta na internet.

Parece bagunça, mas meme já virou tema de pesquisa e hoje é coisa séria no Brasil: ganhou espaço nos museus e chega a virar bordão. Assim como as hashtags, os memes e textões são produtos de suas épocas e nos ajudam a lembrar o que acontece. Por isso, retomamos aqui algumas das piadas que marcaram este ano tão cheio de idas e vindas que foi 2019.

"Kkkk amada?"

A cara da Fafá de Belém viralizou como uma rápida reação a situações e comentários absurdos no Brasil de 2019. Fruto de uma entrevista que a cantora deu em 2016, a imagem ganhou várias versões, desde trocadilhos (armada? alada?) até em outras línguas (beloved? habib? bien-aimée? mi amore?). Um sucesso e uma ótima resposta para muitos casos.

Kkkk amada? - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Bettina

Se você viu algum vídeo no YouTube em 2019, em algum momento ouviu a frase "Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado". A funcionária da Empiricus virou meme e o vídeo da empresa viralizou. Todo o mundo queria descobrir como transformar R$ 1.520 em R$ 1 milhão, afinal.

Bettina - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Juntos e Shallow Now

Depois de uma performance emocionante durante a cerimônia do Oscar, Lady Gaga aprovou uma versão brasileira para a canção tema do filme "Nasce uma Estrela" (2018), gravada por Paula Fernandes e Luan Santana. A expressão viralizou porque sua tradução tem pouco sentido, "juntos e na superfície agora", e chegou a virar filtro no Instagram.

Juntos e shallow now - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Golden shower"

Foi durante o Carnaval que o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo de um homem recebendo um golden shower no meio da rua. Para quem ainda não descobriu, o termo em inglês se refere ao fetiche de urinar sobre o parceiro. Mas o presidente perguntou e o povo respondeu: a expressão virou mote de piada nas redes sociais.

Greta Thunberg no trem

A origem do meme foi uma montagem que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou no Twitter da ativista fazendo uma refeição em um trem e sendo observada por crianças negras pobres. Rapidamente as agências de checagem desmentiram a imagem: Greta estava em um trem na Dinamarca e na janela aparecia apenas a paisagem. Mas como a internet não perdoa, Greta passou a ser observada por outras figuras da política, dos animes, de séries etc.

Neiva do céu

Quando uma mulher tem um encontro frustrante, ela conta para as amigas no WhatsApp. O momento de confidência entre Ivete e Neiva vazou na rede e todo mundo ficou sabendo que o date de Ivete tinha "só o sinalzinho". Pode ter sido frustrante para a amiga da Neiva, mas quem nunca?

Neiva do céu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caneta azul

Quem nunca perdeu uma caneta na vida? Depois de perder várias, o maranhense Manoel Jardim Gomes criou o hit "Caneta Azul", que viralizou na rede. A música foi cantada por Wesley Safadão e ganhou até uma versão de batida eletrônica num show do Alok.

Hoje tem gol do Gabigol

Um clássico é um clássico: foi durante um Fla x Flu em abril de 2019 que o jogador Gabriel Barbosa, do Flamengo, levantou uma placa com a frase "Hoje tem gol do Gabigol". A frase ganhou versões para além do futebol e virou bordão. Cumprindo a promessa, o jogador bateu a marca de 43 gols em 56 jogos.

Woman vs cat

A imagem da atriz Taylor Armstrong gritando ao lado de uma outra com um gatinho sentado à mesa de jantar conquistou o Twitter em 2019 quando o assunto é treta. Apesar da cena ser da série "The Real Housewives of Beverly Hills", de 2011, e a foto do gato ter saído do Tumblr em 2018, o meme "woman vs cat" é de grande utilidade para contrapor ideias. Pela zoeira, teve até a mistura do meme com a cena da briga entre Adam Driver e Scarlett Johannson em "História de um Casamento".

Woman vs cat - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Elas que lutem

Em 2019, foi cada um por si e Deus por todos. Mas foi em 2016, na verdade, que a Geisy Arruda postou em uma legenda no Instagram o "elas que lutem" para tem um bumbum na nuca igual ao da Gracyanne Barbosa. A expressão pegou e aqui estamos nós lutando para chegar a 2020.

Vergonha da profession

Se tem uma coisa que deixou o chef Eric Jacquin horrorizado em 2019 foi o freezer desligado do restaurante Pé de Fava. A cena do cozinheiro gritando com o dono do restaurante durante o programa "Pesadelo na Cozinha" e dizendo que ele é a "vergonha da profession" viralizou na rede e ganhou versão com voz infantil e um pacote de figurinhas no WhatsApp.