Topo

Os Arautos do Evangelho, a história do filho da Monga, Capuava e mais

Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Do TAB

11/05/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (11) da newsletter do UOL TAB. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui.

Olá, leitores! Bom dia, boa tarde, boa noite! Newsletter do TAB chegando fresquinha com histórias que não estão na ficção (ou estão? Mistérios...). Na região metropolitana de São Paulo, as noites alaranjadas podem até parecer cena do filme "Blade Runner", mas por baixo da fumaça há uma população que convive com a fuligem e diversos problemas de saúde. No limite da realidade, trazemos a história de uma vendedora de roupa que só canta em karaokê, mas que atingiu o número 1 de vendas no iTunes. Além disso, trazemos relatos chocantes em torno da instituição conservadora Arautos do Evangelho. Estão preparados?

Blade Runner, 2022

A vida real é mais complexa do que sugere a ficção científica. No distrito de Capuava, na região do ABC paulista, milhares de pessoas convivem com a poluição e a fuligem em níveis preocupantes, causadas por um incômodo e gigantesco vizinho, um dos polos petroquímicos mais importantes do país. O repórter Rodrigo Bertolotto fez uma radiografia da região, onde pessoas e cachorros vivem cansados e os dias amanhecem cobertos de pó preto.

Por dentro dos Arautos

Leonardo (nome fictício) tinha 10 anos quando conheceu os Arautos do Evangelho, mas lembra até hoje quando entrou na quadra do colégio e viu um grupo de pessoas vestindo hábitos de estilo medieval. "Aparentemente, era tudo muito bonito", lembra o rapaz. "Até eu entender que era um inferno." O repórter Mateus Araújo conta a situação atual da ação coletiva movida pela Defensoria Pública de São Paulo contra a instituição católica conservadora, investigada por assédio e tortura de crianças e adolescentes.

'É fã ou é hater?'

Valéria Almeida alcançou o primeiro lugar no iTunes, deixou para trás Harry Styles e Anitta e esteve no topo das músicas virais do Spotify. Tudo certo até aqui, não fosse por um detalhe: a vendedora de shopping em Indaiatuba (SP) nunca gravou uma música sequer. Contei a história de um meme que perdeu o controle e ganhou um fã-clube misterioso que realiza sonhos (para o bem e para o mal).

O Bozo de antigamente

Conhece o Bozo que era filho da Monga e bateu na versão drogada do palhaço? Rodrigo Bertolotto traça o perfil do apresentador Luís Ricardo, que há décadas participa de momentos memoráveis no SBT. Filho da primeira "mulher gorila" dos circos do país, ele interpretou o palhaço Bozo por nove anos, brigou com seu sucessor, Arlindo Barreto, e foi substituto de Silvio Santos em diversos programas durante a pandemia.

Sem disfarçar as evidências

Embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo proporcionou aos brasileiros um bem-vindo respiro numa semana de turbulências. Durante um jantar, ele ficou à vontade para cantar suas paixões brasileiras: clássicos de Chitãozinho & Xororó, Raça Negra e Bruno & Marrone. Registros da cantoria espalharam-se pela internet, alçando-o à fama repentina. Doido por sertanejo, ele explica que o gesto é a diplomacia em seu mais puro estado.

A viúva de Robson

O jornalista Lucas Veloso traça o perfil de Sueli Alves da Luz, 64, viúva de Robson da Luz, jovem negro morto aos 21 anos durante a ditadura militar, que inspirou a articulação do MNU (Movimento Negro Unido), uma das principais entidades em defesa dos direitos da população negra. Há mais de quatro décadas, Sueli esperava ter em mãos o inquérito da morte de seu marido, torturado pela polícia.

'Era casinha, mas era minha'

Estivemos no fim de semana conversando com os moradores das palafitas queimadas na região do Pina, no Recife. O incêndio destruiu dezenas de casas — outras foram derrubadas à força para impedir que o fogo se alastrasse. Segundo o jornalista Wagner Oliveira, a prefeitura prometeu um auxílio em 2021 que deve ser pago só agora.

____

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Presos ligam para a polícia para denunciar estupro dentro da delegacia em MS
Christian Carvalho Cruz | Trombadas: A volta da vitória de Diana
Daniela Pinheiro | 'Se Bolsonaro for eleito, o Brasil desembarcará do mundo', diz ex-ministra