Topo

Uma semana no Exército, o advogado de Brennand, o assassino de Jeff e mais

Jornalistas aprendem a "progressão" militar em área de risco - Camille Lichotti/UOL
Jornalistas aprendem a "progressão" militar em área de risco
Imagem: Camille Lichotti/UOL

Newsletter do TAB

19/07/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (19). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Bom dia! O inferno realmente são os outros? Nesta semana, fomos atrás para dar cara e histórico a muitos deles — do funcionário de emissora de TV suspeito de matar o ator Jeff Machado ao novo advogado de Thiago Brennand. As jornadas dos nossos repórteres não pararam por aí: passamos uma semana com o Exército no Rio, explicamos como Elis Regina vai voltar às telas (dessa vez sem uso de deepfake) e perfilamos o criador da série "Os Outros". Está preparado?

O mentiroso
As circunstâncias da morte do ator Jeff Machado, no Rio, chocaram o Brasil. Mas quem é Bruno Larrubia, o homem preso por suspeita de matar e ocultar o corpo, que prometia colocar atores em produções na TV? A reportagem de Giselle de Almeida narra os passos profissionais de Bruno, que começou a carreira na Record e de onde foi demitido por usar indevidamente o nome da empresa para vender workshops como preparador de elenco. Na TV Globo, há registros dele principalmente em temporadas de "Malhação". Entre antigos amigos e vítimas que tomaram golpes financeiros, uma opinião foi unânime: Bruno era um "mentiroso nível hard".

Dias de luta
"Abaixa a cabeça! Vocês querem morrer?", gritavam os algozes a um grupo de jornalistas sequestrados na avenida Brasil, no Rio. "Que vontade de cheirar pó! Hoje eu quero usar maconha batizada", berrava um dos supostos traficantes. Era para meter medo, mas os presentes não seguraram a risada. Nossa repórter Camille Lichotti passou por "apuros" na semana de treinamento em Áreas de Conflito, curso organizado pelo CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil).

Quem defende Brennand?
O repórter Mateus Araújo perfila o advogado criminalista Roberto Podval, que recentemente assumiu a defesa de Thiago Brennand. Sobre o acusado, que está preso, você já conhece o histórico, mas agora sua defesa está nas mãos de um profissional com currículo cheio de casos de grande repercussão, de Farah Jorge Farah, Alexandre Nardoni a MST e José Dirceu.

'Looksmaxing'
A repórter Marie Declercq conta como o "looksmaxing" (termo que nasceu na cultura incel para se referir a um conjunto de procedimentos para "maximizar a aparência máscula" de homens) se popularizou nas redes com influenciadores brasileiros e estrangeiros utilizando as hashtags relacionadas ao nicho nos seus vídeos no YouTube e no TikTok.

Afegãos no litoral
A reportagem do TAB foi até Praia Grande, no litoral sul paulista, ver como está a vida dos refugiados afegãos que passaram semanas (até meses!) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, até serem acolhidos. Entre histórias de violências e privações, os refugiados ressaltam a recepção carinhosa dos brasileiros.

A volta de Elis (sem IA)
A comoção foi imediata quando Elis Regina apareceu num comercial de propaganda de carro há algumas semanas. Não será a última vez em que sua imagem voltará às telas. Em breve, Elis vai renascer também nos cinemas, dessa vez sem auxílio de deepfake, com os cabelos curtos encaracolados e sorriso característico, congelados em seus 28 anos. O responsável por trazê-la de volta é o produtor e diretor Roberto de Oliveira, seu ex-empresário, que esteve envolvido na produção do documentário "Elis e Tom", já exibido em festivais.

Ele e os outros
O roteirista Lucas Paraizo, 45, morou no bairro do Leme, no Rio, onde vivenciou conflitos com o síndico em relação à área verde do condomínio. Fascinado pelas reuniões de moradores como um espaço para expurgar insatisfações coletivas, ele criou "Os Outros", série que virou hit na Globoplay, sobre um condomínio caótico, retratando brasileiros em tensão social e sem disposição para o diálogo. Guto Alves o perfilou para o TAB.

***

Aba Anônima - cristã da suruba - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Abra escondido

"Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, trazemos a história de uma brasileira que professa a fé cristã e não tem vergonha de viver experiências sexuais plurais, mesmo com o casamento marcado. São as surubas com outros irmãos de fé.

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Como dialogar com 'patriotas' que hostilizam autoridades até em aeroportos?