Topo

Crime em praia badalada, o último mutante, cemitério abandonado e mais

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do TAB

07/06/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (7). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Olá, olá, leitores queridos do TAB, como vão nessa semana? Como manda a tradição, aqui estou mais um dia para avisá-los que: 1) essa semana é mais curta por causa do feriado; e 2) a newsletter desta semana tá ótima, modéstia à parte. Tem pra todos os gostos: uma história terrível sobre um crime que chocou uma pequena cidade em Pernambuco; uma conversa franca com Sérgio Dias; a denúncia de um cemitério jogado à sorte em São Paulo e novidades sobre uma diva que virou meme na internet anos atrás. Sei lá, só vem comigo.

Mortes em Serrambi

O destaque da semana fica por conta da reportagem de Wagner Oliveira, em colaboração de Mateus Araújo, sobre o assassinato das adolescentes Maria Eduarda e Tarsila, que desapareceram no feriado prolongado de 1º de maio de 2003 na praia de Serrambi, cenário paradisíaco ao lado de Porto de Galinhas (PE). Os corpos das jovens foram encontrados dez dias depois do desaparecimento, em um canavial. Conhecida na imprensa por "Caso Serrambi", a investigação sobre o crime se arrastou durante anos e apontou dois irmãos "kombeiros" como autores dos homicídios. Mas houve reviravoltas e o crime terminou sem solução e prescreveu em maio deste ano.

O último mutante

Em entrevista ao repórter Tiago Dias, o guitarrista Sérgio Dias falou de sua vida como "único mutante", levando o legado d'Os Mutantes para os palcos do mundo inteiro. Sérgio falou com o TAB durante uma passagem rápida pelo Brasil. Ainda abalado pela morte de Rita Lee, falou de seus problemas de saúde e as viagens de ácido que ficaram para trás, revisitadas durante seus solos de guitarra.

Na pior? Apenas boatos

Luisa Marilac viralizou 12 anos atrás por causa de um vídeo despretensioso, gravado numa piscina, em que ela aparecia tomando drinques e esclarecia boatos sobre uma suposta derrocada na vida. Ela estourou nas redes sociais e hoje, aos 45 anos, voltou à Europa para celebrar seu aniversário e curtir uns bons drinques na Itália. Porém, como conta o jornalista Adriano Alves nesta reportagem, quem vê close não vê corre: Luisa está sempre na correria para monetizar a fama acidental que ganhou na década passada. Não é nada fácil.

O abandono das memórias

Covas reviradas, placas destruídas e ossadas empilhadas sem identificação. O Cemitério da Saudade, construído nos anos 1960 na zona leste de São Paulo, há anos não vê dias melhores e coleciona denúncias de descaso com jazigos e restos mortais de quem foi ali enterrado. Estive no local para apurar denúncias de irregularidades e encontrei um depósito de alvenaria cheio de ossadas, espalhadas e sem identificação — o que pode ser considerado crime.

Dez anos de revolta popular

A jornalista Juliana Faddul reuniu quatro ex-integrantes do MPL (Movimento Passe Livre) para falar do legado e das consequências das manifestações de junho de 2013, que completa uma década este mês. Os ativistas admitem ter errado ao se retirarem de cena após a revogação do aumento das tarifas, uma vitória dos protestos, mas não admitem a acusação de que as marchas abriram caminho para a extrema direita no país.

Rio morto

A repórter Camille Lichotti relata os impactos ambientais de uma refinaria da Petrobras no rio Iguaçu, em Duque da Caxias (RJ). O polo petroquímico nas proximidades polui o rio com chorume, esgoto não tratado e rejeitos industriais originados na Reduc (Refinaria Duque de Caxias). Moradores e pescadores contam que é impossível viver das águas do Iguaçu.

entorno da Reduc (Refinaria Duque de Caxias), da Petrobras, o rio Iguaçu tem coloração avermelhada e exala um cheiro forte de química.... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/06/05/acao-contra-petrobras-por-crime-ambiental-no-rj-corre-risco-de-prescrever.htm?cmpid=copiaecola

***

aba - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Oi, né?

"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, publicamos as aventuras sexuais de uma mulher nos tempos das salas de bate-papo. Sem constrangimentos, mas às vezes caindo em presepadas, ela desfila transas e orgias com desconhecidos que cruzava na internet.

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Com bênção de Bolsonaro, Musk levou nova 'mina de esmeralda' para Amazônia