Topo

Guerra dos cogumelos, pirataria de pornô, o Censo no RJ e mais

René Cardillo via inteligência artificial
Imagem: René Cardillo via inteligência artificial

Newsletter do TAB

02/08/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (2). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Fala, galera! Na newsletter desta semana, trazemos uma cobertura especial do TAB: os bastidores da guerra dos "cogumelos mágicos" — com direito a ameaças, denúncias e tentativa de monopolizar o mercado dos fungos alucinógenos no país. Também tem uma reportagem sobre vazamentos da plataforma OnlyFans (e como isso afeta as trabalhadoras sexuais que vendem conteúdo adulto), o debate sobre o buraco demográfico na região metropolitana do Rio e um perfil do excêntrico senador Marcos do Val (Podemos-ES). Com uma curadoria dessas, ninguém poderá dizer que somos monotemáticos, né? Apertem os cintos e boa leitura!

É guerra!

Nunca foi tão fácil comprar e consumir cogumelos alucinógenos no Brasil. Desde a pandemia, por causa de uma brecha na lei, muitos produtores neófitos passaram a vender cogumelos in natura ou em alimentos pela internet. Acontece que esse mercado tem "dono": o site Natureza Divina, maior plataforma de venda de cogumelos do país. O jornalista Carlos Minuano conta que, nos últimos meses, o responsável pelo site resolveu partir para cima da concorrência, denunciando e ameaçando os vendedores menores.

O empresário afirma que quer proteger o mercado, os perseguidos dizem que se trata de uma estratégia para minar a concorrência. Resumindo: é a receita do caos num mercado que ainda está numa zona cinzenta.

Na última semana de junho, uma denúncia anônima levou à prisão de um produtor de cogumelos "mágicos" em Mossoró (RN). A própria ilegalidade do alucinógeno, porém, pode estar com os dias contados. Cogumelos com propriedades psicodélicas foram recentemente incluídos como tema de discussão do Conselhão de Lula.

A ideia do governo é debater as incongruências da abordagem que o Estado tem em relação às drogas. Aliás, pesquisas no mundo e no Brasil apontam possibilidades de uso da psilocibina (presente nos "cogumelos mágicos") para tratamentos de depressão, ansiedade e vícios. Será que vem aí?

Pornô vazado

A repórter Marie Declercq mostrou como funciona a pirataria de conteúdo adulto de plataformas como OnlyFans e Privacy. Usuários, quase sempre homens, copiam e vazam vídeos e fotos das mulheres em canais do Telegram, cobrando assinatura pelo conteúdo roubado. Algumas produtoras de conteúdo veem nisso a materialização da "raiva" masculina contra a independência das mulheres e a maioria relata dificuldade para denunciar os crimes.

Subnotificação ou migração?

Segundo os dados do último Censo, a população residente na Baixada Fluminense e na região metropolitana do Rio despencou nos últimos anos. Fui investigar esse buraco demográfico e descobri que alguns especialistas não estão convencidos de que todo esse rombo seja causado pela migração. Dificuldades na coleta de dados (em áreas conflagradas, disputadas por milícias e tráfico, por exemplo) podem ter contribuído para uma subnotificação da população nessas regiões. Recenseadores e supervisores do IBGE relataram situações críticas durante a pesquisa.

Swat, sunga e golpe

Como explicar o senador Marcos do Val? Sim, aquele que é fissurado em fotos de sunga, treinamentos da Swat e referências a super-heróis. Bom, o jornalista André Borges conversou com integrantes da alta cúpula do Podemos, políticos do Espírito Santo e diversos parlamentares no Congresso para traçar o perfil do senador, envolvido no escândalo de um suposto golpe articulado por Jair Bolsonaro e Daniel Silveira. Spoiler: Marcos Do Val se tornou um constrangimento até para os aliados mais próximos.

Parque com jeito de shopping

Desde que foi concedido à iniciativa privada, em 2019, o parque Ibirapuera foi invadido por anúncios e logomarcas, máquinas de Red Bull e food trucks. O repórter Tiago Dias conta a história do mais recente empreendimento, um "hub esportivo" de produtos em exposição num edifício construído sem licença ambiental (ou seja, irregularmente).

Aba_marmita_capa - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Ei, psiu, vem aqui pro cantinho

"Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, é só assinar.

Nesta semana, contamos a história da amiga que virou "marmita" de casal por uma noite. Tudo começou quando uma conversa cotidiana em casa virou roda de confissões sexuais. O desfecho, claro, foi uma transa manhosa.

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Nando Reis admite ser alcoólatra num país que não sabe quanto bebe

Trombadas | 'Não ganhei pra jogar futebol, paguei': as pedaladas da craque Ita