Topo

Onda rosa, ouro branco, o fetiche no país dos cornos e mais

O fenômeno Barbie: rosa invade sala do Estação Net de Cinema, em Botafogo, Zona sul do Rio de Janeiro - Lucas Landau/UOL
O fenômeno Barbie: rosa invade sala do Estação Net de Cinema, em Botafogo, Zona sul do Rio de Janeiro
Imagem: Lucas Landau/UOL

Newsletter do TAB

26/07/2023 08h01

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (26). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Boa tarde! Nesta edição, a gente mergulhou na onda rosa do filme da Barbie para entender o fenômeno que tomou o mundo, mas, como é de praxe, também andamos por outros cantos atrás de histórias que estão longe das telas. Você vai conhecer a sexóloga brasileira que conquistou a Colômbia com sua abordagem descontraída sobre sexo e a realidade no deserto de Uyuni para entender a exploração do "ouro branco", o lítio. Além disso, trazemos os bastidores da disputa em torno do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Bora nessa?

Ouro branco

Nós fomos ao deserto de Uyuni, na Bolívia, para entender como é a exploração do lítio, aquele mesmo material usado na fabricação de baterias de celulares, computadores. Depois de 15 anos operando apenas em escala experimental, o governo está prestes a concluir a construção de uma planta industrial no salar de Uyuni que poderá trazer lucros bilionários para o país. Mas a expectativa dos bolivianos variou do entusiasmo ao ceticismo. Até agora, a população local não viu benefícios vindos dessa exploração.

A onda rosa

A essa altura, é impossível você não ter sido atingido pela onda rosa. Os repórteres Tiago Dias e Camille Lichotti foram às ruas para explicar o fenômeno Barbie. Quem trabalha com cinema diz que é algo raro e massivo, mas quem pensa comportamento vê o evento do momento como uma estratégia de marketing muito bem construída para ressignificar a boneca.

Disputas

O repórter Mateus Araújo conta bastidores das pressões ao redor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, hoje ocupado por Silvio Almeida. Segundo interlocutores próximos ao governo federal, quem está interessado na pasta é o diretório do PT de São Paulo e o PSB, legenda do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Nazismo em Foz

Nossa reportagem foi até Foz do Iguaçu, no Paraná, para entender o caso dos estudantes de direito acusados de expressar opiniões racistas e preconceituosas num grupo de WhatsApp de uma universidade privada. As investigações na polícia levam a crer que o grupo tem contato com organizações neonazistas, e os três universitários devem ser acusados de apologia do nazismo e organização criminosa.

País do corno

Não faltam exemplos sobre a condição do homem traído (o corno, para os íntimos) na cultura brasileira. Mas nem Machado de Assis nem Nelson Rodrigues poderiam imaginar que ser traído viraria um fetiche sexual. O "cuckolding" é uma das taras mais comuns no Brasil. Conversamos com adeptos e entusiastas sobre essa transgressão prazerosa do estigma.

Sexo para as massas

Nascida no Rio de Janeiro e casada com um ex-diplomata brasileiro, a sexóloga Flávia de Souza conquistou os colombianos com sua mistura de informação e bom humor. A brasileira é hoje uma das estrelas mais conhecidas na Colômbia, com presença intensa na TV, no rádio e nas redes sociais, além de concorridas palestras pelo país afora falando sobre sexo.

Pai de porco

Quando escuta seu nome, Pablo sai correndo. Senta se a ordem é sentar, usa coleira quando dá suas caminhadas na rua. Para ser um cão, só falta latir. Mas Pablo de Arrascaeta é um miniporco e o xodó do cuidador de cães José Luís García, que tem chamado atenção pelas ruas do Rio com seu porquinho de estimação.

Aba_FestaSP_capa2 - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Abra escondido

"Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, acompanhamos uma das edições da festa "Dando", cheia de performances e shows eróticos, voltada ao público LGBTQIA, mas não só — a melhor cena presenciada pelo repórter foi uma transa de um casal hétero que "animou" todos os participantes.

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Milícia deixou rastro de mortes após execução de Marielle

Michel Alcoforado | Como Tieta, Barbie volta cobrando que esqueçam seu passado