Topo

Despedida de Zé Celso, frio tropical, Aracy da Top Therm e mais

Camille Lichotti

Newsletter do TAB

12/07/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (12). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Fala, tabbers! Nesta semana, nossa newsletter está estrelada. O destaque da vez é a despedida mágica de Zé Celso, realizada no teatro Oficina, em São Paulo. Em seu derradeiro ato, o corpo do dramaturgo foi velado numa cerimônia emocionante e subversiva que contou com a participação de artistas e parentes. Temos ainda o perfil da icônica Aracy Wolf, a garota-propaganda da Top Therm; uma entrevista com o hitmaker injustiçado Michael Sullivan e uma explicação para o desconforto causado pelo frio tropical que nos assola. Boa leitura!

Corpo sagrado

O teatro Oficina abriu as portas na última quinta-feira (6) para um espetáculo inesperado: um ritual de transmutação para velar o corpo de José Celso Martinez Corrêa, morto na última semana. Os repórteres Mateus Araújo e Tiago Dias trazem os detalhes da cerimônia em homenagem ao diretor que revolucionou o teatro brasileiro e deixou um legado inestimável para a dramaturgia.

Mais conforto, por favor

No Brasil vive-se aos extremos: ou fritamos no calor ou morremos congelados. Num país orgulhosamente tropical, até alemães, russos e suíços reclamam do desconforto causado pela onda de frio. O jornalista Sandoval Matheus explica que o Brasil padronizou seu regramento para edificações sem levar em conta as diferenças climáticas regionais e escanteou soluções arquitetônicas que poderiam mitigar o problema das variações climáticas.

Vamos falar de coisa boa?

Com a mentoria de Ana Maria Braga, a professora Aracy Wolf e seu marido Gerhard aprenderam os conceitos básicos de marketing para vender uma iogurteira inventada por ele. Nascia ali a Aracy da Top Therm, personagem de voz trêmula e jargões icônicos que integra o folclore da tevê brasileira. A jornalista Luciana Bugni contou a história de Aracy, a garota-propaganda do iogurte mais famoso do país.

O hitmaker volta aos palcos

Em agosto, quando Michael Sullivan subir ao palco do festival Doce Maravilha, no Rio, provavelmente será o artista com a maior vendagem de discos entre as atrações. O repórter Tiago Dias contou que o cantor deve apresentar os hits que compôs para Xuxa e Tim Maia, apagando a mágoa que acumulou ao longo do tempo devido às críticas que recebeu por ser muito genérico e "povão".

La resistenza

O colunista Christian Carvalho Cruz narra a história do casal de italianos Filippo e Raffaella, ambos com 93 anos. Nos últimos anos, os idosos vivem num cenário de guerra, com o barulho interminável de serras, bate-estacas, caminhões de concreto e tropas de operários. O casal, no entanto, resiste bravamente à venda de sua pequena casa para construtoras interessadas em erguer um prédio no terreno.

***

Aba Anônima - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Aba_cruzeiro_capa
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Abra escondido

"Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, trazemos o depoimento de uma mulher que viveu uma gostosa aventura com um tripulante de um cruzeiro pela Europa. Ela, que havia sido dispensada pelo namorado, resolveu encarar com uma amiga a viagem romântica que fariam juntos. Não se arrependeu, claro.

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Meu filho vai me desculpar, mas não vamos voltar a um estádio tão cedo
Luiza Sahd | Maria Rita e Elis Regina: dilemas éticos envolvendo IA estão só começando