Topo

O espião forrozeiro, as microcasas de 15 m², maratona mortífera e mais

Studio de 25 m² a duas quadras da avenida Paulista é voltado para nicho "menos espaço, mais tempo" - Arquivo pessoal
Studio de 25 m² a duas quadras da avenida Paulista é voltado para nicho 'menos espaço, mais tempo'
Imagem: Arquivo pessoal

Do TAB

21/06/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (21). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Olá! Sua newsletter favorita chegou arisca. Esta semana, o TAB contou a história cabulosa de um jovem nascido em Niterói (RJ), fã do Fundo de Quintal e frequentador de aulas de dança — um rapaz comum, como muitos brasileiros, mas que está sendo investigado por suspeita de espionagem russa. Além disso, nossos repórteres contam como é a vida real de quem escolhe morar em microapês — e de quem também sequer tem essa escolha. Vem com a gente que tem muita história massa! Boa leitura!

O espião que sabia forró

Victor Müller Ferreira foi preso, em 2022 no Aeroporto de Guarulhos, após ter sua entrada barrada em Amsterdã, na Holanda, por possuir documentos falsos. Investigações internacionais levam a crer que o homem que se passava por brasileiro é na verdade Sergey Vladimirovich Cherkasov, um espião russo. A jornalista Clara Rellstab traçou o perfil deste jovem que dizia adorar forró e que andava com um documento resumindo suas "origens brasileiras". Ele ainda está preso na PF de Brasília e nega as acusações.

A vida nas minicasas

Nosso repórter Rodrigo Bertolotto passou uma semana morando num apartamento de 25 m² num bairro nobre de São Paulo, e conta, nesta reportagem imersiva, os perrengues e o preço de se viver em um espaço tão pequeno. Será este o futuro de quem mora em grandes metrópoles? Tudo indica que sim. Inclusive, essa é a "tendência" para a população de uma ocupação em Campinas (SP), onde minicasas de 15m², construídas pela prefeitura, furaram a bolha e levantaram a discussão sobre moradia nas redes sociais. A iniciativa foi criticada publicamente pelo presidente Lula.

Festa do surto

A essa altura você já está por dentro do surto de febre maculosa que tem preocupado o país, mas vamos continuar em Campinas (SP), porque são de lá quatro adultos que morreram por causa da doença. A gente foi até o local onde aconteceu a Feijoada do Rosa, provável foco do surto, numa região de risco — e tudo indica que o local de infecção foi no estacionamento da festa. Contamos essa história aqui.

A pior corrida da vida

A morte por parada cardíaca, em Barueri (SP), de Bruno da Silva Teixeira, 26, será investigada pela polícia. Bruno participava de um dos típicos desafios de Pablo Marçal: uma corrida de 21 km, que no meio do caminho foi "dobrada" para o percurso de uma maratona inteira (42 km). Conversamos com familiares, amigos e advogados para entender o que aconteceu naquela noite.

Vira-lata CSI

Maní é um vira-lata de pelo preto brilhante, tem quatro anos, 13 kg e uma capacidade única no dom de farejar. Ele é o único cachorro do país capaz de identificar vestígios de sangue humano, segundo a Polícia Científica de São Paulo. Adotado aos 40 dias de nascimento e treinado desde pequeno, o animal tornou-se um instrumento para desvendar crimes em cenários adulterados — principalmente locais que foram lavados pelos criminosos.

Os fantasmas de junho de 2013

Seguimos esta semana remexendo nos fantasmas das jornadas de junho de 2013, que completa dez anos e ainda ecoa no cenário político e social. Na série de entrevistas, a socióloga Sabrina Fernandes, que monitorou os atos na época, sentencia: "Tivemos vários junhos de 2013". Já o filósofo Marcos Nobre observa que os manifestantes que fizeram o primeiro levante "tiveram formação política selvagem". O professor Pablo Ortellado também participa dessa discussão: ele avalia que, a partir daquele ano, o Brasil deu adeus de vez à apatia — para o bem e para o mal.

max - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Psiu, vem aqui pro cantinho

Toda semana o "Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, é só assinar.

Nesta semana, trazemos um capítulo de "Casulo Cruising", segundo livro de Guilherme Luz, baseado em visitas que fez, ao longo de anos, em bares de "cruising". Não sabe o que é isso? Nem o que são os vagalumes com luz na bunda? A gente te explica e dá o caminho!

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Câmara decide que só políticos podem atacar ou discriminar políticos