Topo

Jornadas de Junho, uma miss guerreira, indenização da ditadura e mais

Eduardo Knapp/Folhapress
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do TAB

14/06/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (14). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Fala, galera! Nesta semana, a newsletter do TAB está cheia de histórias que conectam passado e presente. Para começar, nossos repórteres procuraram cientistas sociais e jornalistas que testemunharam ou escreveram sobre junho de 2013. O resultado é um painel de análises sobre o levante que mexeu com a democracia brasileira. Também temos a história do dentista que foi indenizado por torturas sofridas na ditadura, a luta histórica das trabalhadoras do sexo, que elegeram sua Miss Guerreira no maior bairro de prostituição do País, um perfil da deputada Benedita da Silva (PT)... Enfim, o crème de la crème da nossa reportagem. Boa leitura!

Um país preso em loop

Dez anos depois das Jornadas de Junho, Juliana Sayuri, Marie Declercq e Rodrigo Bertolotto contam qual o balanço que intelectuais e jornalistas fazem das manifestações que pararam o país. Alguns acham que 2013 é a semente do 8 de janeiro de 2023; outros pensam que isso é um clichê para livrar a cara do sistema político.

Entre diferentes análises, que classificam Junho de 2013 como uma "surpresa" ou como parte inevitável do processo histórico, todos concordam em um ponto: as consequências dos protestos nos afetam até hoje.

Você já pode conferir a íntegra das entrevistas com o jornalista Reinaldo Azevedo e com a historiadora Lilia Schwarcz. Os vídeos dos outros entrevistados serão publicados no TAB ao longo desta semana. Fica de olho!

Miss Guerreira 2023

Na maior zona de prostituição do país, as trabalhadoras do sexo escolheram sua Miss Guerreira. A repórter Marie Declercq foi a Campinas (SP) para acompanhar as comemorações da 8ª edição do Puta Dei, celebrado no Dia Internacional da Prostituta. O evento é organizado pela Associação Mulheres Guerreiras, que funciona como um sindicato de defesa dos direitos das profissionais do sexo da região desde os anos 2000.

Enfim, a Justiça

Aos 83 anos, o dentista Osmar Gomes da Silva está prestes a receber uma indenização de R$ 1,1 milhão da União pelos cinco meses em que foi torturado e mantido como preso político nos porões do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações de Defesa Interna), durante a ditadura militar. A reparação chegou quase cinquenta anos após a detenção — e depois de muitas tentativas de lidar com o trauma que sofreu.

A precursora

O jornalista André Borges escreveu um perfil completíssimo de Benedita da Silva (PT). Eleita deputada federal constituinte em 1986, ela chegou ao Congresso quando ele era um ambiente ainda mais hostil às mulheres negras e faveladas. Agora Benedita está de volta para liderar a Bancada Feminina na Câmara, onde pode encontrar rostos mais parecidos com o seu numa nova geração de parlamentares.

Vespeiros do passado

Escritor, jornalista e histórico ativista do movimento LGBTQIA+, João Silvério Trevisan completará 79 anos no próximo dia 23. Os repórteres do TAB Mateus Araújo e Tiago Dias mostram que o homem que ajudou a contar e a formar a história dos homossexuais no Brasil agora escancara a própria história — repleta de gozos e dores — em sua autobiografia.

Miniatura de Brasil nos EUA

A colaboradora Gabriela Sá Pessoa visitou a pequena cidade de Framingham, a 30 quilômetros de Boston, nos EUA. Por lá, os imigrantes brasileiros compraram imóveis, tornaram-se proprietários de seus próprios negócios e conquistaram espaços de poder. Até as escolas agora recrutam professores bilíngues para a rede pública de ensino.

***

Aba Anônima - Inner Club - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Psiu, vem aqui pro cantinho

Toda semana o "Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, é só assinar.

Nesta semana, começamos uma série especialíssima com resenhas de casas de swing do país. A primeira é a Inner Club, em São Paulo, mais voltada ao público de meia-idade. Por lá, a pegação é completa: rola até em praça e ônibus.

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Berlusconi fez escola e abriu a trilha para predadores como Trump

Luiza Sahd | 'Aliança de solteiro' x apps de paquera: quais as chances de dar certo?