Topo

Crianças trans, o licor das freiras trigêmeas, sambas sangrentos e mais

Daniela Toviansky/UOL
Imagem: Daniela Toviansky/UOL

Do TAB

28/06/2023 08h01

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (28). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

"Me senti amada pela primeira vez por pessoas que eu nem conhecia." Olá, pessoal. Como vocês estão? Sabem de quem é esta frase com que abri a newsletter? De Clarice, uma criança trans de 11 anos, personagem da reportagem especial que publicamos nesta semana. Há quatro meses, conheci Clarice e sua família e passei a acompanhar o início de seu processo de transição de gênero. A história é um destaques da semana do TAB. Tem também a volta ao trabalho de um servidor da UFSC, acusado de assediar alunas, o licor das freiras baianas, a abertura da boate Love Cabaret — numa espécie de "safári de héteros" — e mais. Boa leitura!

"Mãe, eu sou menina"
Desde fevereiro, a reportagem do TAB acompanha Clarice, 11, uma menina trans em início de processo de transição. Ela é atendida em ambulatório especializado, com uma equipe médica multidisciplinar, e em maio passou a tomar o bloqueador puberal. Nesta semana, publicamos uma reportagem sobre Clarice e explicamos por que é errado chamar essa fase de "hormonização infantil" -- é assim que deputados de São Paulo se referem ao procedimento. Os parlamentares acabaram de instaurar uma CPI na Alesp para impedir esse tipo de serviço no SUS, esquentando o debate.

Um assediador volta a bater cartão
A repórter Camille Lichotti contou o caso do servidor Fabian Früchting, 46, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), acusado de usar dados pessoais de estudantes cadastradas no sistema da faculdade para assediá-las. O técnico atua na chefia do setor de TI do campus da UFSC em Blumenau (SC) e teria enviado a cerca de 20 alunas mensagens impróprias, referindo-se a elas com xingamentos como "vadia". Após afastá-lo provisoriamente, a universidade autorizou seu retorno ao trabalho.

O tamanho da encrenca
A reportagem do TAB ouviu juristas especializados em direito penal para avaliar o que pesa sobre o empresário Thiago Brennand, que voltou a ser julgado nesta semana por um caso de estupro -- um dos nove processos do qual ele é réu. A partir do que foi divulgado na imprensa e por entrevistas, especialistas acreditam que, caso seja condenado em todas as ações, ele pode pegar uma pena de mais de 50 anos de prisão. Segundo a defensora pública Marillya Reis, as acusações de estupro são as mais relevantes.

Inventor da Gretchen
O repórter Tiago Dias foi atrás de Mister Sam, produtor musical que fez sucesso nos anos 1970 e 1980 lançando músicas dançantes para cantores anônimos -- muitas vezes, quem aparecia não cantava, ou sequer aparecia. De carreira longeva e importante na música brasileira, este argentino também foi responsável por lançar Gretchen e produzir dezenas de artistas. Saudosista, ele não abandonou a produção musical: continua compondo e lançando canções que divulga apenas no Spotify.

Poeta mórbido
O geólogo carioca Fernando Pellon enveredou pela música em 1983, com sambas e choros inspirados nas manchetes mais sangrentas do jornalismo. Chegou a gravar um disco com a presença de bambas e talentos, mas caiu no ostracismo. No entanto, sua carreira foi reavivada em comunidades de Orkut e, em 2022, ele resolveu dar as caras com mais um disco. Hoje, frequenta rodas de samba acompanhado de músicos famosos na noite carioca. Contamos sua história neste perfil.

O licor das freiras
Trigêmeas, as freiras Lourdinha, Gorete e Aparecida, do Convento do Desterro em Salvador, produzem um famoso licor que sustenta a congregação. A fábrica funciona o ano inteiro e produz cerca de 3.000 garrafas. São 32 sabores -- os mais procurados são os de jenipapo e de rosas. O jornalista Gilvan Santos visitou o convento e conta como essa tradição do século 17 se manteve até hoje, sem receitas ou fórmulas, apenas na tradição oral.

Sem limites
Uma reportagem exclusiva do TAB, feita pelo jornalista Gustavo Basso, revelou que a psicóloga Ana Carolina Silva Tavares, 44, foi presa após efetuar disparos contra o portão de casa. A profissional teria tido, em suas próprias palavras, um "colapso nervoso". Tavares, porém, é dona da empresa ACS Assessoria Psicológica, credenciada junto à PF (Polícia Federal) para realização e emissão de laudos psicológicos para porte de arma de fogo. Ela chegou a ser presa em flagrante, mas foi liberada após pagar fiança. A PF demorou mais de um mês -- apenas a partir dos questionamentos da reportagem -- para descredenciá-la na emissão de laudos psicológicos.

"Safári" dos héteros
A repórter Marie Declercq foi à abertura do Love Cabaret, prédio onde funcionava a icônica Love Story, e escreveu um texto de opinião sobre o que viu por lá. "Notei que a grande maioria das mesas, inclusive a minha, estava preenchida por casais héteros", conta. "Observando o centro da pista de dança, nesse panóptico onde todo mundo vê todo mundo, restou a impressão de se estar em um safári, olhando pessoas que fogem da heteronormatividade como se fossem atrações de outro universo."

AbaAnonima-menagemarido_capamobi - Adams Carvalho/UOL - Adams Carvalho/UOL
Imagem: Adams Carvalho/UOL

Para ler no sigilo

"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, publicamos um depoimento quentíssimo do primeiro ménage a trois de um casal. Detalhe: quem conta a experiência é a mulher, que transou com o marido e mais um homem.

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | 'É perigoso': uso de maconha medicinal é risco para moradores da periferia
Michel Alcoforado | Astrid, Prioli e o São João: por que é erro congelar a cultura no formol
Christian Carvalho Cruz | Trombadas: Os Frankensteins de Daniel
Luiza Sahd | Você curtiu a carta aberta do Neymar? Trago más notícias