Topo

O método Brennand, o quintal de Ustra, Seu Barriga na Globo e mais

André Porto/UOL
Imagem: André Porto/UOL

Newsletter do TAB

09/08/2023 04h00

Esta é a versão online da newsletter do TAB desta quarta-feira (9). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Salve pessoal! Newsletter do TAB mais uma vez na área, escavando histórias, trazendo informações soterradas e olhares diferentes sobre os temas que movimentam o Brasil. Não é força de expressão. Acompanhamos os primeiros dias de escavação no antigo DOI-Codi, em São Paulo, em busca de novas informações sobre as vítimas da ditadura militar, mas também pegamos em pás para desvendar mais sobre a história de Thiago Brennand. Num esforço de reportagem, cruzamos informações de 11 processos e revelamos, pela primeira vez, o padrão de comportamento do acusado. Vem com a gente ver o que descobrimos!

Método Brennand

Ele era gentil, culto, viajado. Gostava de golfe, cavalos e arte. Dirigia uma Ferrari, frequentava restaurantes badalados. Parecia um príncipe, até ouvir "não". O TAB teve acesso exclusivo a informações inéditas de processos em que Thiago Brennand é réu na Justiça de SP. As milhares de páginas contêm boletins de ocorrência, interrogatórios, prints de mensagens e relatos de testemunhas e funcionários e ex-funcionários. Os repórteres Mateus Araújo e Juliana Sayuri cruzaram infos e traçam aqui, pela primeira vez, o modus operandi de Brennand. Aproveite e leia também o relato de uma note-americana que namorou o acusado e as situações de abuso pelas quais passou.

O quintal de Ustra

Desde 2 de agosto, pesquisadores estão escavando o antigo DOI-Codi, na zona sul de São Paulo, para tentar encontrar material genético de vítimas da ditadura militar. É a primeira investigação de arqueologia forense num antigo porão da ditadura. Um dos lugares das escavações é o anexo onde morou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, hoje um depósito da Polícia Civil. "Ele dormia ouvindo tudo que acontecia", cita um dos pesquisadores. Nós acompanhamos os primeiros dias dessa investigação, os métodos e qual o objetivo da escavação.

Lili cantou - e agora?

A história comovente de Madalena Santiago, que passou 54 anos em condições de trabalho escravo e finalmente encontrou a liberdade, comoveu todo o país. Ela compartilha agora os detalhes de sua jornada, os desafios após a liberdade cantar e os abusos que enfrentou durante essas décadas. Um lembrete impactante da luta contínua pela justiça social e os esforços necessários para erradicar práticas desumanas.

Dólar-colchão

Um antigo hábito argentino — o de guardar dólares em espécie em casa — retoma com força em tempos de crise econômica. Os "hermanos" mantêm suas economias enterradas no quintal, em cofres disfarçados de livros e tomadas ou nos forros de casacos. A reportagem do TAB ouviu personagens e falou com empresários do ramo dos cofres robotizados, em alta por lá.

Olho-de-boi

A reportagem do TAB entrevista Paulo Ananias, filatelista paraense radicado em Brasília que tenta manter o interesse pela ciência dos selos em plena era da internet. Ananias é um dos colecionadores de posse do raríssimo Olho de Boi, primeiro selo emitido no país que completa 180 anos neste mês de agosto.

Seu Barriga na Globo

Cristina Padiglione vai até o set da série "No Corre", do Multishow, acompanhar a chegada do ator mexicano Édgar Vivar, o Seu Barriga do seriado humorístico "Chaves". Agora na casa concorrente, ele conheceu atores como Marco Luque e a cantora Gaby Amarantos, além de falar de sua relação com o país e os "geeks" que o idolatram no Brasil.

Aba Anônima - Asha Club - Gustavo Basso/UOL - Gustavo Basso/UOL
Imagem: Gustavo Basso/UOL

Ei, psiu, vem aqui pro cantinho

"Aba Anônima", um projeto especial do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, é só assinar.

Nesta semana, visitamos Asha Club, uma casa de swing para bolsos mais parrudos, frequentada por "arrumadinhos" de Moema, região abastada de São Paulo. Como a maioria das casas do bairro, os homens chegam em trajes "padrão balada da zona sul paulistana", e as mulheres, de minivestidos ou minissaias. O destaque da casa são os quartos divididos por treliças e transparências, que aguçam o voyeurismo dos demais.

***

COLUNISTAS

Luiza Sahd | É tranquilo ser uma Xuxa se tudo for responsabilidade de uma Marlene Mattos

Matheus Pichonelli | 'Jênio', Romeu Zema largou para 2026 chamando eleitor de 'vaca improdutiva'

Michel Alcoforado | Em poucos anos, em SP, fomos do 'Escola Sem Partido' ao 'Escola Sem Livros'