Simone Tebet atrás da porta, uma fuga do Talibã, o novo Love Story e mais

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (12). Quer receber o conteúdo direto no seu e-mail na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 10 boletins exclusivos, assine o UOL.
***
Olá, leitores, como vocês estão? Estamos quase no meio de outubro, o ano está acabando e as eleições estão cada vez mais acirradas no Brasil. Nesse clima de tensão e incertezas, pelo menos uma instituição segue firme e forte: a newsletter do TAB fresquinha toda semana na sua caixa de entrada. E, olha, vou te falar que caprichamos: tem perfil da Simone Tebet, a história emocionante dos fugitivos do Talibã que acabaram de chegar por aqui e um relato picante sobre sexo na sauna (não é clickbait, olha lá no final) e muito mais — porque aqui a gente entrega entretenimento e assunto sério. O famoso "um pouco de droga, um pouco de salada". Segura a minha mão e só vem.
Na política desde criança
O destaque dessa semana é o perfilzão que a repórter Claudia Castelo Branco fez de Simone Tebet, candidata à Presidência pelo MDB que declarou apoio a Lula no segundo turno. Senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, Tebet ficou conhecida nacionalmente após se destacar na CPI da Covid. Todavia, sua trajetória política começou na infância, aos 5 anos, quando ouvia escondido as conversas do pai, que também era político, atrás da porta.
Fuga do Talibã
Saindo da política, Claudia também acompanhou os primeiros dias em solo brasileiro de uma das dezenas de famílias de refugiados afegãos que têm chegado ao Aeroporto de Guarulhos com visto humanitário para escapar do regime talibã. Encaminhados a um hotel no bairro do Brás, no centro de São Paulo, eles falam do terror inspirado pelos fundamentalistas islâmicos, da gratidão pela acolhida brasileira e das dificuldades de começar uma nova vida no Brasil.
'Palácio da memória'
O estudante mineiro Maike Anthony quebrou o recorde mundial de memorização e entrou para o Guiness Book, o Livro do Recordes. Tudo isso com apenas 17 anos e muita aptidão para matemática. Entenda como ele conseguiu fazer tudo isso no perfil escrito por Nina Rocha, em Belo Horizonte.
Sorria, meu bem
Rodrigo Bertolotto, nosso repórter aventureiro, visitou um congresso internacional de prótese odontológica para fazer uma radiografia da saúde bucal no país: os empreendedores que vivem do ramo das dentaduras, as novidades tecnológicas da área, a história universal dos dentes -- de George Washington, que usava implantes com dentes de pessoas escravizadas, ao inconfidente Tiradentes em seu ofício de dentista --, e os cortes no orçamento da área feitos pelo presidente Bolsonaro, que teve seu sustento garantido pelo pai, que era dentista.
O fim está próximo?
Depois de um aceno recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicando um possível fim da pandemia de covid-19, o jornalista Edison Veiga conversou com especialistas para entender quais os próximos passos e como se decreta o fim da pandemia. Spoiler: não é tão simples assim.
Climão no Círio
Sem a companhia de Michelle, o presidente Jair Bolsonaro foi atrás de votos no Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Embora ele tenha participado em silêncio da procissão de sábado (8), devotos foram às ruas com as cores desta eleição e gritaram "mito" e "fora Bolsonaro", misturando política e fé.
Uma nova história de amor
Nossa colaboradora Danila Moura conta os bastidores do novo Love Story, histórica casa noturna no centro de São Paulo que foi arrematada por Lily Scott, Facundo Guerra e Cairê Aoas, e que deve ser inaugurada com uma roupagem mais hipster em janeiro de 2023. Teve até limpeza energética com padre e babalorixá para dar início à nova fase.
Chat: lembra dele?
Pra quem já é um dinossauro de internet, vale a leitura dessa reportagem saudosista da Milly Lacombe e do Mauricio Svartman sobre os primórdios do "sexting" no lendário Bate-Papo do UOL, tido como precursor das redes sociais atuais. Agora, se você é um jovem recém-chegado a essa loucura chamada rede mundial de computadores, fica a dica para entender como a gente se comunicava quando tudo era mato (e na base da internet discada).
***
Da newsletter de Daniela Pinheiro
Nesta edição, a colunista entrevista Olivier Bost, jornalista francês e editorialista famoso que recentemente fez um longo mea-culpa por ter errado quase todas as previsões a respeito das eleições na França. O papo traz lições que servem também à imprensa brasileira. Para receber por email e ler na íntegra as próximas newsletters de Daniela Pinheiro, cadastre-se aqui.
Abra a Aba
"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar. Nesta semana, publicamos um depoimento quentíssimo de um colaborador anônimo sobre suas aventuras em uma sauna gay no centro de São Paulo. Leia mais aqui.
***
COLUNISTAS
Matheus Pichonelli | Eleição vira campo arqueológico de escavação de vídeos antigos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.