Topo

Carnaval 2023, falência da Livraria Cultura, Venezuela ostentação e mais

Brenda Alcântara/UOL
Imagem: Brenda Alcântara/UOL

Do TAB

15/02/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (15). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 10 boletins exclusivos, assine o UOL.

***

Olá, pessoal! Como vão? Passamos dois anos sem ele, isolados em casa, dançando no bloco do eu sozinho. Mas, enfim, ele chegou — viva o Carnaval da retomada! O TAB, é claro, já entrou no clima da maior festa popular do país e esta semana publicamos um especial cheio de confete e serpentina sobre a volta da folia em Pernambuco. Foliões e folionas tomaram as ruas do Recife, de Olinda e do interior do estado. Fotos emocionantes e um convite para você cair no frevo, atrás dos blocos. Boa festa e boa leitura!

Festa do povo
A pandemia de covid-19 fez a festa mais esperada pelos pernambucanos ser suspensa por dois anos. O retorno, em clima de lavar a alma, vem sendo preparado com muita disposição em Recife, Olinda e no interior do estado. O repórter Wagner Oliveira e a fotógrafa Brenda Alcântara visitaram agremiações tradicionais para acompanhar os preparativos finais. A vontade de fazer bonito é grande, mas as dificuldades também se mostraram enormes: sem apoio financeiro, muitos blocos, escolas de samba, orquestras de frevo, maracatus e outras manifestações culturais estão precisando suar a camisa para desfilar com brilho neste Carnaval.

O pai do 'berimbaussauro'
Há cerca de uma década, quando o ex-comerciante Dom Lauro, 74, resolveu se aposentar, ele decidiu viver dentro de uma instalação artística em Porto Velho (RO). Curioso e fuçador, Dom costuma percorrer as margens dos rios e as florestas caçando objetos que transforma em instrumentos musicais ou obras de arte. O repórter Rodrigo Bertolotto visitou o local e mostrou como é o centro cultural que deu ao mundo instrumentos inusitados como o "berimbaussauro' e se transformou num point onde realizadores da música, das artes plásticas, da fotografia e da literatura daquele canto da Amazônia se reúnem.

'Morro lutando'
Você talvez tenha visto as fotos de Lucimara Costa, 33, que viralizaram nas últimas semanas na internet. Prostituta e ativista da Aprosmig (Associação das Prostitutas de Minas Gerais), ela apareceu de lingerie vermelha na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, sua imagem foi usada por grupos bolsonaristas para atacar a primeira-dama Janja -- propositadamente "confundida" com a trabalhadora do sexo. A repórter Marie Declercq conversou com Lucimara, que contou sua história de vida e a repercussão da montagem fotográfica feita nas redes sociais.

'Descaso total'
Uma das mais tradicionais regiões boêmias e culturais de São Paulo, a praça Roosevelt, tem sofrido com o abandono flagrante da atual Prefeitura: problemas de zeladoria, acúmulo de lixo, casos de roubo e tráfico de drogas. Nossa reportagem mostrou como está a situação do local e ouviu moradores, frequentadores e comerciantes do entorno.

Fim de uma era
Na última quinta-feira (9), a Justiça de São Paulo decretou a falência da Livraria Cultura e encerrou o último capítulo de uma crise financeira que iniciada em 2015. O jornalista Matheus Pichonelli recontou a trajetória da empresa, de como a "alma" livreira dos pioneiros Eva e Pedro Herz se perdeu com a expansão desenfreada empreendida pelos herdeiros do negócio, os filhos Fábio e o CEO Sérgio Herz.

Venezuela ostentação
No Meridianos, o TAB foi à Venezuela conhecer a surpreendente região de Las Mercedes, bairro de Caracas que passou a ser conhecido como um enclave de riqueza e opulência num dos países mais pobres das Américas. No local, arranha-céus em construção, automóveis importados, pedestres bem vestidos e restaurantes e espaços exclusivos a quem está disposto a burlar a "Revolução Bolivariana" e pagar (muito) caro.

Abra a Aba

"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, eu conto como foi a "Balada Nudista", uma festa liberal onde todo mundo fica pelado para dançar e transar. Leia mais aqui.

***

Colunistas

Christian Carvalho Cruz | Trombadas: Os encantos do Universo

Matheus Pichonelli | Durante campanha, Bolsonaro se comportou como 'paga-lanche' da República