Topo

O tatuador da Yakuza, fake news escolar, mineração em BH e muito mais

Paulo Nascimento/UOL
Imagem: Paulo Nascimento/UOL

Do TAB

18/05/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (18) da newsletter do UOL TAB. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui.

Bom dia, caros leitores. Mais uma semana, mais uma newsletter do TAB na sua caixa de entrada. As instituições brasileiras estão funcionando? Há controvérsias, mas não tenhais medo, porque pelo menos a gente não falha na hora de trazer nossa seleção de reportagens que rolaram na última semana. Tem muita história legal para descobrir. Vamo que vamo.

O brasileiro que tatuou a Yakuza

Diretamente de Komaki, no Japão, o jornalista Gilberto Yoshinaga passou uma tarde acompanhando o trabalho de Massao Nissiuti, um tatuador brasileiro de 51 anos que mora no país desde o começo dos anos 1990. Nascido em Bragança Paulista (SP), Nissiuti é um dos poucos estrangeiros consagrados como mestre num clã tradicional de tebori, uma técnica de desenho japonesa do século 17 que significa "inscrita à mão". Com o aval de um dos chefões locais da yakuza, ele abriu um estúdio e passou a tatuar alguns membros da máfia japonesa. Yoshinaga conta toda a treta.

Fofoca edifica?

Deus tá vendo e o site de fofoca crente também. Rodrigo Bertolotto contou pra gente a história do Fuxico Gospel, um polêmico site de fofocas sobre pastores e celebridades das igrejas cristãs do país afora. Além do caso de Flordelis e dos pastores que pediram 1 quilo de ouro no Ministério da Educação, o fundador do site, Isael Nascimento, compartilha também denúncias que recebe dos fiéis sobre más condutas (traição, beber cerveja, fumar maconha etc) e bastidores apetitosos por trás dos púlpitos. Quem não curte uma intriga que atire a primeira pedra.

Narcisa de Cascais

Falando alto e sorrindo para a tela do smartphone, Daniela Salles caminha pelas ruas de Cascais enquanto se comunica com seus milhares de seguidores. A criadora de conteúdo atende um nicho curioso: ela divulga todos os eventos sociais e rolês da cidade portuguesa de 200 mil habitantes que também abriga cerca de 12 mil brasileiros — entre eles, celebridades como Pedro Scooby. Por causa do estilo espalhafatoso, Daniela ganhou o apelido de "Narcisa de Cascais" e se consagrou como colunista social da cidade. Natalia Eiras conversou com Daniela e seus seguidores sobre a fama conquistada.

Babado e confusão

Já parou para pensar em como nasce e morre uma fake news? Pois bem, Tiago Dias viu de perto o nascimento de um boato que circulou pelas redes sociais, causou pânico generalizado em um grupo de mães no WhatsApp e quase acabou em treta na frente de um centro de educação infantil na zona norte de São Paulo. Depois de uma publicação no Facebook dizer que um homem desconhecido estava armado, tentando invadir a CEMEI para jogar bomba, algumas mães saíram correndo do serviço para buscar os filhos. A indignação foi tanta que os pais chegaram a organizar um protesto em frente à escola, mas fracassou por um simples motivo: o homem armado e as bombas nunca existiram.

Mistério em alto-mar

Parece filme. Um pescador avista um barco à deriva a 26 quilômetros da costa. Ele parece vazio, abandonado. Curioso, o pescador decide subir no barco e encontra documentos espalhados, bandeiras de três países e janelas fechadas com fita adesiva e um corpo em estado avançado de decomposição. A cena o fez pular no mar e nadar até seu pesqueiro para pedir ajuda. Foi assim que começou o mistério do veleiro Mona, que, além de carregar o corpo, também estava com um mastro quebrado e indícios de que estava um bom tempo sem comandante nem direção. Para saber detalhes sobre essa história, Paulo Nascimento conversou com os pescadores que avistaram o barco em Natal.

'Arte às vezes salva'

Foi um longo caminho percorrido por Luna Buschinelli até ela assinar, junto com o diretor de cinema Tim Burton, um mural imenso na rua 25 de Março em São Paulo. O traço único da artista, que também gosta de criar mundos sombrios, fantásticos e estranhos, foi o que chamou a atenção de Burton para produzirem, em conjunto, o mural para a exposição "A Beleza Sombria dos Monstros", em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera. No ateliê de Luna, Adriana Terra contou mais sobre a trajetória da artista grafiteira, cujas obras estão espalhadas pelos muros de São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal.

Destruição em curso

À revelia dos moradores da região, a Serra do Curral está com os dias contados. Situada na região leste de Belo Horizonte, a serra abriga vegetações do Cerrado e da Mata Atlântica e fica ao lado de uma pequena ocupação chamada Terra Nossa. No entanto, desde 2020 a região é alvo de extração de minérios pela empresa Gute Sicht, acusada de mineração ilegal após uma operação da Polícia Federal. Mesmo sob protestos, foi aprovada oficialmente a mineração da serra. O jornalista Leandro Aguiar conversou com moradores e líderes comunitários sobre os impactos negativos que essa atividade causará a eles e ao meio ambiente.

____

COLUNISTA

Matheus Pichonelli | 'Os Miseráveis' versão Brasil: ladrão rouba padre e padre atropela ladrão