Topo

Colônia de hansenianos, pedalada infantil, punk zumbi e muito mais

Do TAB

08/06/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (8) da newsletter do UOL TAB. Para se inscrever nesse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Para receber até 10 boletins exclusivos, assine o UOL.

Olá olá, meus caros leitores. Tudo? Já ouviram a palavra dos nossos colaboradores do TAB hoje? A gente não toca a campainha, nem distribui folheto na rua, mas somos insistentes. Brincadeiras à parte, espero que vocês gostem da seleção desta semana com algumas das melhores reportagens publicadas na atualidade. Foi com carinho, juro.

Memórias do isolamento

Na reportagem especial da semana, o jornalista Luciano Nagel e o fotógrafo Tiago Coelho acompanharam a rotina desoladora do Hospital Colônia Itapuã, em Viamão (RS). O complexo hospitalar foi inaugurado em 1940 e existe até hoje como uma herança melancólica de uma época em que era defendido pela saúde pública o isolamento total de pessoas diagnosticadas com hanseníase (doença conhecida popularmente como "lepra"). Mesmo com o fim dessa política, ainda vivem ali remanescentes dessa época, isolados já na juventude e que ficaram lá pelo resto da vida.

Anarquia no Reino Unido

Nas ruas da capital britânica circula o paulista Anderson Garcia Rodrigues, conhecido pela alcunha de "zombie punk" por causa da tatuagem de caveira no rosto e o moicano de pé. Anderson vive há três anos em Londres e sobrevive descolando uns trocados e tirando fotos com entusiastas do seu look. Por trás da pose de punk e dos mais de 40 mil seguidores no Instagram, Anderson revelou à nossa colaboradora Patrícia Dantas por que foi convidado para o jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª.

Pedra sobre pedra

Cíntia Marcucci fez uma investigação curiosa sobre a origem dos grafites que imitam pedras, escolhidos para adornar paredes de comércios e residências em bairros periféricos da capital de São Paulo. Não vou contar tudo porque senão você não clica na matéria, mas adianto que tem a ver com pichação.

Vira, vira, vira homem, vira, vira

Nosso repórter Mateus Araújo acompanhou uma seleção dificílima. Trata-se das audições para o musical "Ney Matogrosso: Homem com H", em São Paulo, nas quais será escolhido o ator e dançarino que interpretará a própria lenda da música brasileira. Durante os testes, Mateus conversou com os artistas que estão disputando o papel cobiçado.

Chuvas & Secas

Desastres ambientais não são naturais e nem obra do acaso, mas sim uma junção de fatores da natureza e condições sociais. Essa e outras explicações foram dadas à nossa colaboradora Paula Maria Prado enquanto acompanhava um dia de trabalho no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, localizado em São José dos Campos (SP).

Desbravando territórios

No cenário movimentado e, às vezes, desolador da Praça da República, pedala um grupo animado (e fofo) de 16 crianças, entre quatro a cinco anos de idade. São alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Armando de Arruda Pereira, que fica no centro da praça. O rolê infantil pelo centro é acompanhado pela professora Lívia Arruda. Enquanto conhecem novos lugares, os pequenos dão "bom dia" a oferecem flores a todos que passam pelo caminho. A cena de esquentar o coração até dos mais rabugentos foi registrada por Tereza Novaes.

Não era amor, era NFT

Nossa colaboradora Mariana Rodrigues falou com pessoas que apostaram suas fichas em jogos NFT. Querendo engordar os próprios salários, eles falam dos ganhos (e perdas) desse tipo de competição online que usa a tecnologia blockchain para criar personagens, itens ou acessórios únicos — e que se tornou popular a partir de 2020.

Da newsletter de Daniela Pinheiro

Com a proximidade da corrida pela presidência, a jornalista entrevistou o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do conselho do Ipespe, sobre como interpretar pesquisas eleitorais, as razões da divergência nos números, o favoritismo de Lula, o fator do voto envergonhado em Bolsonaro e a influência das redes sociais nas urnas. Para ler na íntegra as próximas newsletters da jornalista Daniela Pinheiro, cadastre-se aqui.

____

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Motoboy baleado e 'privilégio' de rico: o Brasil real bateu à porta de casa

Michel Alcoforado | Tororó da Anitta e choro de Gusttavo Lima: a transparência define o debate