Topo

Maus perdedores, fortuna de Brennand, espera de Glenn e mais

Carol Teixeira, idealizadora de vivências tântricas para mulheres - Alle Manzano/Divulgação
Carol Teixeira, idealizadora de vivências tântricas para mulheres Imagem: Alle Manzano/Divulgação

Do TAB, em São Paulo

09/11/2022 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (9). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 11 boletins exclusivos, assine o UOL.

Tite já escalou a seleção, as lojas já colocaram a decoração de Natal nas vitrines, daqui a pouco a gente começa a comprar o panetone e depois a organizar a fantasia de Carnaval, mas ainda tem gente vivendo — da pior forma — o 30 de outubro como um dia da marmota. O rescaldo do pleito apertado segue nas ruas com manifestações antidemocráticas e episódios violentos. Nesta semana, nós mostramos no TAB três situações absurdas: a morte de um eleitor de Lula durante a comemoração da vitória em Belo Horizonte, as ameaças a crianças numa escola de Curitiba e as agressões a estudantes num ônibus em Jundiaí. Tem mais: contamos de onde vem a fortuna de Thiago Brennand, fomos ao congresso do MBL, a um encontro de pastores e a uma vivência tântrica. Boa leitura, pessoal!

Riquíssimo e foragido
Foragido da Justiça, Thiago Brennand é um homem com privilégios: enquanto é acusado de crimes sexuais no Brasil, o herdeiro descansa tranquilo em um hotel de luxo nos Emirados Árabes. Também, pudera: imagina viver com uma fortuna de cerca de R$ 300 milhões. Mas de onde vem essa grana? Eu contei, nesta semana, a origem da herança de Thiago, filho de uma das mais ricas famílias de Pernambuco.

'Tortura emocional'
Desde agosto, o deputado federal David Miranda (PDT-RJ) está internado num hospital no Rio de Janeiro. Ele teve uma inflamação no sistema gastrointestinal que começou no pâncreas e se alastrou para rins, fígado e pulmões. Há três meses, a família de David aguarda sua recuperação. Nosso colaborador Gabriel Dias entrevistou o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, marido do deputado, que falou do estado de saúde dele e da apreensão de todos.

Cinquentona
Uma placa pintada a mão imitando uma sinalização rodoviária anuncia: "Aqui termina a Transamazônica." Depois dela, um escadão de cimento leva às palafitas que margeiam o rio Purus, na cidade de Lábrea (AM). Na outra beira, a floresta reina quase intocada. Nos 50 anos da inauguração da BR-230, o repórter Rodrigo Bertolotto visitou o ponto onde ela termina. Entre grileiros, traficantes, indígenas da etnia apurinã e participantes do festival musical Festa do Sol, o fracassado projeto da "maior rodovia do país", idealizado na ditadura militar, é um retrato da ocupação desordenada da maior floresta tropical do mundo.

Evangélicos
Organizado pelo pastor Ed René Kivitz, na Igreja Batista de Água Branca, um encontro evangélico reuniu cristãos para discutir a práxis pastoral em tempos de polarização aflorada e pouco diálogo. "Pense como nossa fala pode ser opressora", alertou Ed ao público. O repórter Tiago Dias acompanhou o evento, que teve ainda participação da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), recebida com ovação.

Má educação
Os discursos golpistas que se espalharam pelo Brasil após as eleições também chegaram às escolas. Na segunda-feira (1º), após o segundo turno, as duas filhas da advogada Janaina Santos fizeram questão de ir de vermelho ao Colégio Marista Santa Maria, onde estudam, em Curitiba. Mas as estudantes receberam uma enxurrada de gritos da maioria dos alunos no saguão do colégio, vestidos de verde e amarelo. Como diz o ditado, "educação de casa vai à praça", as crianças aderiram também à frustração dos adultos. "Vamo compra arma", chegou a escrever um deles em grupo de WhatsApp. Confira aqui.

Intolerância
O círculo de amigos e familiares de Pedro Henrique Dias Soares, 28, era como o de tantos mineiros: composto por cruzeirenses e atleticanos, bolsonaristas e lulistas. No seu caso, porém, todos lidavam surpreendentemente bem com as divergências. Logo após a confirmação da eleição de Lula para a Presidência no dia 30 de outubro, Pedro, que votou no petista, celebrava a vitória em casa com amigas. A festa acabou em tragédia, quando Ruan Nilton da Luz, 36, apareceu armado com duas pistolas e uma faca e saiu atirando. Pedro foi assassinado.

Mundo ao avesso
O jornalista e escritor Ricardo Alexandre, autor do livro "E a verdade os libertará: reflexões sobre religião, política e bolsonarismo" (Editora Mundo Cristão), escreveu um artigo sobre os bolsonaristas que invadiram um ônibus e agrediram jovens que fizeram gesto pró-Lula, em Jundiaí, cidade onde ele vive. "Brasileiros 'em defesa das nossas crianças' e 'das nossas famílias" fazendo um menino sangrar", criticou Alexandre, lembrando ainda o pedido da própria filha para orar pelas vítimas, seus colegas de escola.

Clube do bolinha
No sábado (5), a repórter Marie Declercq acompanhou o 7º Congresso do MBL (Movimento Brasil Livre), em São Paulo. O evento, como ela mesma conta, apostou no lúdico para agradar seu público majoritariamente jovem e masculino. O congresso contou com a presença de Eduardo Leite (PSDB), governador reeleito no Rio Grande do Sul, e teve ainda um gado mecânico e a luta entre o ex-deputado Arthur do Val e o ex-atleta de MMA Marcelo Brigadeiro, ex-presidente do PSL de Santa Catarina. Mas uma das grandes atrações mesmo foi o manequim vestindo uma camiseta da seleção brasileira amarrado com os braços abertos na frente de um vagão de trem desativado logo na entrada do espaço.

Clube da luluzinha
A colunista Luiza Sahd participou do encontro "I Love My Pussy", uma vivência tântrica para mulheres organizada por Carol Teixeira, 42, que se apresenta a seus 179 mil seguidores no Instagram como filósofa, escritora, sacerdotisa tântrica e mestra espiritual -- o ingresso para a edição de outubro, uma vivência de cerca dez horas de duração, custava R$ 2.000. O encontro começou com um brunch com pão de beijo no menu, e terminou, para a jornalista, na hora em que todas as participantes ficariam nuas para praticar técnicas de massagem.

***

Da newsletter de Daniela Pinheiro
Na última edição, a colunista entrevistou a empresária Consuelo Gomes Aguilar, dona da Ágora Store, uma butique de luxo em Belo Horizonte. Consuelo está decidida a se mudar do Brasil para Portugal após a vitória de Lula. Para receber por e-mail e ler na íntegra as próximas newsletters de Daniela Pinheiro, cadastre-se aqui.

***

Abra a Aba

Ei, esse aqui pode abrir escondidinho. Você conhece a "Aba Anônima"? É o projeto do TAB com reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, o repórter Rodrigo Bertolotto desceu ao litoral sul de São Paulo para participar da festa de aniversário de um homem no Beach Clube, o único hotel liberal do estado. O negócio foi animado.

***

COLUNISTAS:

Matheus Pichonelli | Como entender 'recado das ruas' se elas são pautadas pela desinformação?