Topo

Refúgio dos monges, memórias de reis, o Natal 'patriota' e mais

André Naddeo/UOL
Imagem: André Naddeo/UOL

Da newsletter do TAB

14/12/2022 08h01

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (14). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 11 boletins exclusivos, assine o UOL.

***

Olá, leitores do TAB! Como vocês estão? A essa altura do campeonato, sem o Brasil na Copa para a gente torcer, imagino que estejam se preparando para as festas de Natal e Ano Novo. É um tempo corrido, agitado com as confraternizações do trabalho, dos amigos e da família, mas não deixe de se informar e de ler nossos conteúdos sempre feitos com muito carinho. Essa semana quem organizou o resumo fui eu, com os destaques das nossas publicações, para te ajudar nessa leitura. Temos uma viagem linda pelo Monte Athos, na Grécia, memórias de dois "reis" brasileiros, o Natal bolsonarista, os excluídos da Farofa da Gkay e muito mais. Espero que gostem! E um lembrete: a newsletter do TAB vai dar aquela descansadinha de fim de ano e volta com tudo em 4 de janeiro. Uma excelente virada para vocês!

A terra dos monges
Pietari Varpula, um jovem finlandês de 28 anos, abandonou um passado ateu e anarquista e se converteu ao cristianismo ortodoxo. Também deixou para trás família e amigos para passar uma temporada no alto do Monte Athos, a capital espiritual da Igreja Ortodoxa, a fim de descobrir se deve se tornar um monge, uma decisão que ele atribui à vontade divina. Pietari é um dos homens que se isolam nesse território até hoje proibido para mulheres, como mostra uma reportagem de André Naddeo, na Grécia, na seção Meridianos.

Memórias do rei
No apartamento onde vive, em Fortaleza, Paulo Vanderley Silva guarda uma imensa relíquia: o maior acervo privado de objetos de Luiz Gonzaga, o rei do baião, com quem o rapaz conviveu durante a sua infância. Paulo abriu a porta para o TAB e nos mostrou essas preciosidades. São mais de 5.000 itens, alguns deles utilizados nas gravações do filme "Gonzaga: De Pai pra Filho" (2012), do diretor Breno Silveira.

Memórias de outro rei
Já em Santos, conhecemos outra pessoa que guarda memória de outro rei, o do futebol. Criador do famoso corte de cabelo de Pelé, um tipo de topete que se tornaria uma de suas marcas registradas, o cabeleireiro João Araujo, mais conhecido como Didi, guarda com carinho e orgulho lembranças dos mais de 60 anos em que atuou como cabeleireiro exclusivo do Rei do futebol. "Foram mais de 1.300 cortes", lembra o profissional, que aos 84 anos ainda trabalha todos os dias na Baixada Santista.

Tão perto, tão longe
É aquela história: quem vê close não vê a realidade. Enquanto a Farofa da Gkay abarrotava as redes sociais de fotos, vídeos, memes e notícias, fora daquele luxo todo tinha um mundo real nada fácil. O Marina Park, sede da festa milionária, fica ao lado de uma conhecida favela de Fortaleza, o Oitão. Nós visitamos o bairro durante a festança e ouvimos moradores: havia quem quisesse fotos com os famosos presentes, quem quisesse vender seus lanches e quem só queria ir à praia interditada por causa do fuzuê.

Na rua do craque
Andréa Sosa, 55, não costuma ver futebol, mas durante os jogos da seleção argentina pega no crochê para se acalmar. Só com as mãos em ação ela consegue lidar com o nervosismo de ver em campo Lionel Messi, que conheceu quando ainda era um menino baixinho e branquelo, calado e comportado. A jornalista Luciana Taddeo esteve em Rosário, na Argentina, a cidade do jogador, e conta as memórias dos vizinhos que ainda lembram dele dando um baile nos meninos mais velhos da rua, hoje toda decorada de azul e branco.

Tempos confusos
Papai Noel, bolas vermelhas e outros objetos natalinos mudaram neste fim de ano. Se a tradição diz que a cor predominante desse período é o vermelho, os bolsonaristas vieram para provar o contrário: desta vez, a árvore será verde e amarela, como mostra a jornalista Daniele Dutra, no Rio de Janeiro. Sabe o motivo dessa "mudança"? A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez com que alguns eleitores de Jair Bolsonaro (PL) passassem a rejeitar a cor vermelha, representada na bandeira do partido do presidente eleito.

A grande roda
Sob sol forte e um calor de mais de 30°C, a contadora Anna Isabel, 30, abria um guarda-chuva para se proteger enquanto esperava para dar uma volta na Roda Rico, considerada a maior roda-gigante da América Latina e inaugurada na sexta-feira (9). Nós fomos conhecer a nova atração turística de São Paulo, que tem cabines que comportam até oito pessoas, com ar-condicionado, wi-fi e bluetooth, com ingressos que variam de R$ 25 e R$ 420.

***

Aba Anônima

"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, publicamos um depoimento quentíssimo de uma colaboradora anônima. Ela conta que, em uma (quase) troca de casais, o namorado dormiu e ela foi a estrela da noite.

***

COLUNISTAS

Christian Carvalho Cruz | O Pix da confiança de Wesley
Matheus Pichonelli | Radicais bolsonaristas dizem que o Brasil está em risco. Eles são o risco