Topo

Maus-tratos no RS, trapalhada de Bolsonaro, baratas de Lina Bo Bardi e mais

Trabalhadores resgatados em Bento Gonçalves (RS), na noite de 22 de fevereiro - PRF/Divulgação
Trabalhadores resgatados em Bento Gonçalves (RS), na noite de 22 de fevereiro
Imagem: PRF/Divulgação

Da Newsletter do TAB

08/03/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (8). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber boletins exclusivos sobre esporte, economia e política, assine o UOL.

***

Bom dia, gente boa! Chega mais para esta edição quentinha da newsletter do TAB, que te apresenta histórias e destrincha as notícias que chamaram atenção do Brasil nos últimos dias. Nesta semana, a gente ficou em cima do caso dos trabalhadores mantidos em regime análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS), e contamos a história de um paratleta negro, de 39 anos, preso mesmo com autorização para cultivar cannabis medicinal. Trazemos também, em primeira mão, uma trapalhada do governo Bolsonaro na Cultura, e a luta contra a ditadura (do inseticida) promovida pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992). Todos prontos?

Operação na Serra Gaúcha

Na última semana, nós do TAB acompanhamos a operação que resgatou mais de 200 trabalhadores mantidos em regime análogo à escravidão em Bento Gonçalves (RS). Os detalhes dessa história são atordoantes: um dos resgatados, gaúcho, relatou que os trabalhadores baianos eram os mais castigados. "Escutei barulho de choque, de gritos, de pedidos de socorro, mas não tinha o que a gente pudesse fazer", disse à reportagem. Além disso, contamos o relato de três policiais rodoviários federais envolvidos na ação de resgate e a história de três empregados registrados que fugiram da serra gaúcha e que podem ficar de fora das indenizações.

Traumas da Justiça

Da Baixada Santista, mais um caso complicado: um paratleta negro de 39 anos, com salvo-conduto para cultivo doméstico de cannabis medicinal, foi preso e mantido encarcerado sete dias no chão de uma cela, sem assistência de terceiros, até ser libertado por uma decisão do TJ-SP.

Ajuda feminina em abrigo

O jornalista Lucas Veloso ouviu três brasileiras que participaram de uma missão humanitária em um abrigo na Polônia, onde estão vivendo refugiados ucranianos desde o início da guerra com a Rússia. Mulheres são a maioria do voluntariado brasileiro presente ali.

Uma nova vida

Anahi Martinho perfila Paulo André, operador de transporte metroviário que, num dia de folga, caiu nos trilhos e teve um braço amputado. Extrovertido, ele conta como se recuperou ("não queria ficar refém desse episódio", diz) e como sua vida mudou após o acidente.

Trapalhada na Cultura

Reportagem do TAB conta como, por trapalhada da gestão de Mário Frias na Secretaria Especial de Cultura, um edital de R$ 30 milhões voltado a produções audiovisuais relacionadas ao bicentenário da Independência acabou sendo publicado dois meses depois da efeméride, em novembro de 2022. Agora, a continuidade do edital fica a cargo do governo Lula.

Contra a ditadura (dos inseticidas)

A jornalista Mônica Manir vai até a famosa Casa de Vidro, construída por Lina Bo Bardi em São Paulo, para contar a história da paixão de Lina e Pietro Maria Bardi por animais -- dos diversos gatos, cachorros e jabutis que ocuparam (e ainda ocupam) os jardins da casa, até formigas e baratas, com quem Lina se solidarizava, contra a ditadura dos inseticidas e "achatamentos".

No meio do caminho tinha um salão

Tem um tempinho pra dar um tapa no visual? O TAB conta como é o "Estação Beleza", pequeno salão aberto recentemente na estação Pinheiros do metrô, em São Paulo, que vem atraindo passageiras sem tempo para buscar cuidados de beleza, com horários apertados entre trabalho, tarefas domésticas e horas gastas no transporte público.

A volta da Olimpo

Olimpo foi uma casa de shows eclética, na zona norte do Rio, que recebeu artistas internacionais consagrados e ídolos nacionais do samba, do pagode e até do funk, nos anos 2000. Todo mundo que importa tocou lá. A casa ficou sete anos fechada e reabriu agora, com show do Belo, para delírio dos fãs. Nós estivemos lá, ao lado de muitos saudosistas (e uma pitada de caos).

Abra escondido!

"Aba Anônima", o projeto especial 18+ do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, a dominatrix brasileira Mel Fire escreve sobre sua viagem à Itália, em fevereiro, para passar o Carnaval em Veneza. Nos dias que antecederam o feriado, ela se jogou na folia das festas de sexo ultra luxuosas e exclusivas. Leia mais aqui.

***

Colunistas

Matheus Pichonelli | Apelo por joias confirma relatório militar sobre Bolsonaro feito há 40 anos