Topo

Um acampamento golpista no Sul, a viúva de Belchior, Sleeping Giants e mais

Acampamento bolsonarista em frente ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre - Guilherme Kindermann/UOL
Acampamento bolsonarista em frente ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre
Imagem: Guilherme Kindermann/UOL

Do TAB, em São Paulo

18/01/2023 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (18). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 10 boletins exclusivos, assine o UOL.

***

Olha a newsletter do TAB chegando quentinha na sua caixa! Nesta edição, a gente traz destaques saborosos, como a história do Sleeping Giants Brasil e a busca do escritor e jornalista Jotabê Medeiros pela viúva do compositor Belchior. Mas claro que a gente não deixou de passar a lupa nos principais acontecimentos desse 2023, que parece já ter alguns meses. Trazemos, em primeira mão, um depoimento emocionante de um filho de golpistas presos em Brasília, e um arsenal de imagens de dentro dos acampamentos antidemocráticos. Tá preparado?

Um acampamento muito louco

Nos primeiros dias de novembro, pelo menos 80 pessoas decidiram passar dia e noite pedindo um golpe militar em frente ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. O fotógrafo Guilherme Kindermann frequentou por um mês o camping pró-golpe com autorização para circular e fotografar as pessoas que abriram mão de suas vidas em torno de um delirante ideal. Não foi 100% tranquilo. Um dia, a brigada militar intimidou o fotógrafo por usar no tênis um cadarço vermelho e um blusão da mesma cor. "Tirando esse susto, eram gentis no geral. Gente comum com um celular na mão." Aproveitamos e acompanhamos a volta pra casa de bolsonaristas detidos no quebra-quebra em Brasília no último dia 8. O clima na rodoviária era de tristeza (e nenhum arrependimento).

'Meus pais foram presos'

Gente comum. É exatamente o caso de Felipe*, que passou a semana tentando convencer os pais idosos a voltar de Brasília ao Sul, onde moram. Alimentados por fake news, eles não queriam se separar do grupo de manifestantes extremistas. Não deu outra: acabaram presos por participar nos atos golpistas de 8 de janeiro. Trazemos um relato emocionado da saga de um filho para resgatar a família golpista — um drama que assolou muitas famílias.

Sorriso de fascista

Logo após a tentativa de golpe em Brasília, as redes sociais bolsonaristas acusavam mascarados de serem infiltrados esquerdistas. Ocorre que a máscara em questão, identificada em alguns golpistas, é item adotado por grupos neonazistas. A repórter Marie Declercq recupera casos de massacres, protestos da extrema direita e ações policiais em que a "siege mask" deu as caras.

O gigante acordou!

"Pensavam que o Sleeping Giants era o Batman, na real a gente tá mais para Peter Parker." É assim que Mayara Stelle, ao lado do namorado Leonardo Leal, define o trabalho do Sleeping Giants Brasil, fundado pelo casal para combater discursos de ódio e fake news na internet. A gente conta os bastidores desse trabalho — e como anda a atual batalha da organização para desmonetizar a Jovem Pan: "Sempre foi Davi contra Golias", diz Leonardo.

Por onde anda Edna?

O maior segredo da MPB não é o acidente de infância de Roberto Carlos, a causa da morte de Gal Costa ou o posicionamento político de Ivete Sangalo. O maior segredo da MPB é Edna. O jornalista e escritor Jotabê Medeiros, autor de "Belchior — Apenas um rapaz latino-americano", continua sua busca pela viúva de Belchior, que desapareceu como o gênio da MPB, junto com um possível disco inédito.

Nada de amém

No especial desta semana do Meridianos, visitamos Norwich, cidade com histórico de revoltas contra o clero que foi excomungada na Idade Média, passou pela reforma anglicana e que hoje é a menos religiosa do Reino Unido. Igrejas foram perdendo a função espiritual e virando lojas, ateliês, bares e até picadeiro. Demos um rolê por lá e voltamos com fotos e histórias desses templos.

'Las Vegas in SP'

Há uma cena escondida em São Paulo, onde casas de evento em bairros de alto padrão oferecem, entre vista bonita e pista de dança, um arsenal de mesas de jogos e caça-níqueis. Na reportagem de Juliana Faddul, contamos como, mais parecidos com baladas, cassinos e casas de bingo clandestinos têm atraído cada vez mais jovens endinheirados.

Onda cigana

Bastante popular, mas muito estereotipada, a cultura cigana no TikTok cresce de forma impressionante. Uma busca simples no app entrega centenas de perfis e milhões de seguidores. Há uso abusado de filtros, muitas cores, ostentação e um comportamento arredio — pouquíssimos topam dar entrevista, mantendo a aura de mistério sobre essa cultura. Na reportagem de Claudia Castelo Branco, ouvimos ciganas (e aficionadas) sobre esse universo.

***

Pra ver escondidinho

"Aba Anônima", um projeto especial (bem safadinho, diga-se de passagem) do TAB, traz reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, trazemos uma reportagem deliciosa de Rodrigo Bertolotto, que encontrou uma festa liberal ao lado de sua casa, fuçando num app. O tema Halloween fez a festa liberal se transformar uma surubalada de terror.

***

Colunistas

Matheus Pichonelli | Minuta golpista de Torres e Bolsonaro é roteiro de filme da Sessão da Tarde

Christian Carvalho Cruz | Trombadas: Os consertos de Sidney